Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Patrícia Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-07T15:05:29Z | - |
dc.date.available | 2017-10-07T15:05:29Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | Vieira, P. A. (2008) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477 | - |
dc.description | VIEIRA, Patrícia Araújo. A importância do trabalho com pesquisação-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos.. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Professor-pesquisador | pt_BR |
dc.subject | surdez | pt_BR |
dc.title | A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2007, no Curso de Mestrado em Lingüística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará (CMLA – UECE). Neste trabalho, procuro relatar uma experiência de pesquisa-ação com meus alunos surdos do BIOS (Bíblico Instituto de Obreiros Surdo) em Maracanaú-CE, tendo como foco o ensino da língua portuguesa como uma segunda língua (L2) a esses sujeitos. Souza (2007) define a pesquisa-ação como um método de pesquisa, cujo principal objetivo é investigar o que realmente acontece numa determinada atividade em sala de aula. Os alunos do BIOS têm o ensino médio concluído. O objetivo desse curso é ajudá-los no desenvolvimento da leitura em língua portuguesa. O trabalho com pesquisa-ação me mostrou a importância do professor conhecer bem o contexto comunicativo de seus alunos. Não basta fazer somente leituras sobre atividades e estratégias que desenvolvam o desempenho leitor desses sujeitos, é necessário que o professor de surdos esteja sempre estudando a língua de sinais e que também esteja infiltrado na cultura surda. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DELLES - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_pavieira.pdf | 393,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.