Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Daniele da Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Pedro Rodrigo Santos-
dc.contributor.authorSilva, Yunisson Fernandes-
dc.contributor.authorCavalcante, João Everton Lima-
dc.contributor.authorLima, Luciana-
dc.date.accessioned2017-10-06T19:23:34Z-
dc.date.available2017-10-06T19:23:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLEITE, D. S; OLIVEIRA, P. R. S; SILVA, Y. F; CAVALCANTE, J. E. L; LIMA, L; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26444-
dc.descriptionLEITE, Daniele da Silva et al. Luciana.Abordagem interdisciplinar na produção de textos no meio digital. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttexto.pt_BR
dc.subjectmeio digital.pt_BR
dc.subjectinterdisciplinaridade.pt_BR
dc.titleAbordagem interdisciplinar na produção de textos no meio digital.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de aula para a produção de textos no meio digital levando em consideração o uso das sequências textuais e os tipos de discursos:direto,indireto ou indireto livre, a cultura participativa e o conceito de Direito Autoral. O tema da aula, Fanfic, teve uma relação direta com as tecnologias digitais, uma vez que estávamos tratando da apresentação e produção de textos em meios digitais. Conseguimos abordar assuntos de áreas diferentes se utilizando do computador e do aparato que o gênero abordado exigia. A produção de Fanfics tem um grande espaço dentro do meio digital, ela nasce, também, nesse ambiente. A proposta surgiu durante as aulas da disciplina Tecnodocência ministrada em 2016.1, às sextas-feiras, de 14h às 18h. Os participantes, alunos de graduação de diversas áreas de cursos de Licenciatura da UFC e de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais, elaboraram uma aula baseada em conceitos de Interdisciplinaridade, Aprendizagem Significativa e Teoria de Fluxo, apoiando-se sempre nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). A partir disso foi desenvolvido um plano de aula com o objetivo de produzir textos no meio digital. Nesse plano foram incluídas algumas TDICs como slides e principalmente o site Nyah Fanfiction, que serviu de ferramenta para a realização de uma atividade criativa relacionada ao tema. Na execução da aula, os professores iniciaram com uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida, foi introduzido o conceito de Fanfic, identificando-se os elementos que compõem uma narrativa, como espaço, tempo e também os tipos de discurso: direto, indireto e indireto livre. Os alunos desenvolveram uma Fanfic com criação de um título, definição e classificação etária e a construção de um parágrafo utilizando os conceitos abordados. A tarefa gerou um grande nível de engajamento e ressaltou a importância do compartilhamento das produções entre os participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dsleite.pdf49,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.