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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmaral, Liana Viana do-
dc.contributor.authorSouza, Ranniery Melo Barros-
dc.date.accessioned2017-10-04T17:57:40Z-
dc.date.available2017-10-04T17:57:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSouza, R. M. B.; Amaral, L. V. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26338-
dc.descriptionSOUZA, Ranniery Melo Barros. Faces do subúrbio: relações de identidade e consumo da “nova classe média” a partir da novela Avenida Brasil. 2013. 76f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.description.abstractThe present research analyzes how the telenovela appropriates the socioeconomic context of Brazilian society to build the relations of identity and consumption in its fictional narrative. It takes into account the recent rise of a new social stratum, commonly known as “nem middle class”, which happens to be portrayed more often as the protagonists in Brazilian telenovelas. To conduct the analysis, has been chosen Avenida Brasil, written by João Emanuel Carneiro, displayed between March and October 2012 by Globo TV. The telenovela brings Divino as the main environment, a fictional neighborhood which refers to the suburb of Rio de Janeiro. The research propose is relevant since the telenovela is the main cultural product on television and reverberates thematics, consumption habits and identity formations in Brazilian society. The analysis seeks to make a comparison between the “new middle class” diagnosed in specialized institutes researches and the “new middle class” imagined and portrayed by fiction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleFaces do subúrbio: relações de identidade e consumo da nova classe média a partir da novela Avenida Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa apresenta a análise de como a telenovela apropria-se do contexto socioeconômico da sociedade brasileira para construir as relações de identidade e consumo em sua narrativa ficcional. Leva-se em consideração a ascensão recente de uma nova camada social, popularmente conhecida como “nova classe média”, que passa a ser retratada de forma mais frequente como protagonista nas telenovelas brasileiras. Para realizar a análise, foi escolhida a novela Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro, exibida em 2012 pela Rede Globo. A novela traz como ambiente principal o Divino, bairro fictício que faz referência ao subúrbio do Rio de Janeiro. A proposta da pesquisa é relevante uma vez que a telenovela é o principal produto cultural televisivo e repercute temáticas, hábitos de consumo e formações identitárias na sociedade brasileira. A análise apresentada procura fazer uma comparação entre a “nova classe média” diagnosticada em pesquisas de institutos especializados e a “nova classe média” imaginada e retratada pela ficção.pt_BR
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