Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSampaio, Inês Sílvia Vitorino-
dc.contributor.authorMeneses, Gabriela Silva-
dc.date.accessioned2017-09-28T11:35:57Z-
dc.date.available2017-09-28T11:35:57Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMENESES, Gabriela Silva. Revista Ciência Hoje das Crianças: Jornalismo científico para o público infantil?. 2009. 92f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26150-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectJornalismo científicopt_BR
dc.subjectJornalismo infantilpt_BR
dc.subjectCiência Hoje das Criançaspt_BR
dc.titleRevista Ciência Hoje das Crianças: Jornalismo científico para o público infantil?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho se propõe a apresentar a relação entre divulgação científica, jornalismo científico e infância, a partir da análise da revista Ciência Hoje das Crianças, periódico mensal, publicado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que divulga conteúdo científico para o público infantil. A discussão se pauta por uma pergunta principal: em que medida a abordagem dos conteúdos científicos na revista constitui-se jornalismo científico para crianças? Para responder a esta questão, sete números da revista foram escolhidos, entre agosto de 2008 e agosto de 2009, para serem analisados, com base em formulações teóricas sobre jornalismo – diretrizes básicas e critérios de noticiabilidade –, jornalismo científico e jornalismo infantil. Após a análise da revista, foi possível identificar que a publicação apresenta um jornalismo científico para crianças, na medida em que divulga os assuntos de ciência com características próprias da atividade jornalística. Apesar de alguns erros, tenta pôr em prática esse tipo de jornalismo, utilizando várias de suas potencialidades para informar, formar e entreter de maneira educativa o público infantil.pt_BR
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_tcc_gsmeneses.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.