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dc.contributor.advisorReinaldo, Hugo Osvaldo Acosta-
dc.contributor.authorSantos, Denysleo Lopes dos-
dc.date.accessioned2017-09-22T16:35:21Z-
dc.date.available2017-09-22T16:35:21Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTOS, Denysleo Lopes dos. Compras hedônicas versus utilitárias: a influência do boca a boca eletrônico no processo de compra de smartphones. 2015. 61 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26015-
dc.description.abstractThe understanding of the difference on the influence of the electronic word-ofmouth (eWOM) on smartphone's purchase in an hedonic and utilitarian perspective of consume is the main objective of this research. Regarding to finality, the research is considered basic pure, destined to intellectual satisfaction for knowledge, and also exploratory and descriptive. The data were collected through a semi structured questionnaire with the use of five point's Likert scale, to consumers from the local city who bought a smartphone in the last six months. The forms were apllied on shoppping centers, on different campuses from an university, on government departments and other places where consumers were accessible. After analysing the results from the research, the conclusion was that eWOM is important to consumer's buying decision, although on a lesser degree than the personal sources of information (friends and close family members). Besides, it was concluded that smartphone's hedonic and utilitarian attributes were both equally important to consumer's buying decision and it was difficult for them to dissociate these attributes to analyse their buying process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCompras - Processo decisóriopt_BR
dc.subjectPropaganda boca a bocapt_BR
dc.titleCompras hedônicas versus utilitárias: a influência do boca a boca eletrônico no processo de compra de smartphonespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA compreensão da diferença na influência da comunicação boca a boca eletrônica (BAB-e) na compra de smartphones dentro de uma perspectiva de consumo hedônica e utilitária constitui o objetivo principal deste trabalho. Quanto à finalidade, a pesquisa enquadra-se como básica pura, destinada à satisfação intelectual pelo conhecimento, sendo ainda do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário constituído por perguntas estruturadas (fechadas), algumas com o uso da escala de Likert de cinco pontos, a consumidores residentes na cidade de Fortaleza que compraram smartphone nos últimos seis meses. Os locais em que os questionários foram aplicados foram shopping centers, campi universitário, repartições públicas e outros em que consumidores estavam acessíveis. Após análise dos resultados da pesquisa, concluiu-se que o BAB-e tem importância sobre a decisão de compra dos consumidores, embora em menor grau do que as fontes pessoais de informação (amigos e familiares próximos). Além disso, concluiu-se que os atributos hedônicos e utilitários dos smartphones foram ambos igualmente importantes para a decisão de compra dos consumidores e de difícil dissociação em suas análises no processo de compra.pt_BR
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