Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26011
Tipo: TCC
Título: Estágio e desenvolvimento de competências: estudo com os graduandos de administração da UFC
Autor(es): Ferreira, Brunna da Silva
Orientador: Lima, Tereza Cristina Batista de
Palavras-chave: Administração - Estágios;Estudantes universitários;Competência Profissional
Data do documento: 2015
Citação: FERREIRA, Brunna da Silva. Estágio e desenvolvimento de competências: estudo com os graduandos de administração da UFC. 2015. 65 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar as competências desenvolvidas na realização do estágio, em empresas, pelos estudantes de Administração da UFC. Visando conhecer tal realidade, foi realizada uma entrevista com 12 alunos de diferentes semestres. A relevância dessa temática se deve mediante a importância do Estágio para o desenvolvimento de competências dos universitários, visto que, é crescente a exigibilidade das empresas por profissionais mais eficientes. Utilizou-se como base para o referencial teórico, o Modelo de Competências de Cheetham e Chivers (2005). Os resultados dessa pesquisa, associados à teoria, são relevantes para a comunidade acadêmica e apontam que os alunos desenvolveram durante a realização do estágio competências cognitiva, funcional, e com mais ênfase as competências comportamental ou pessoal e social e ética. Em futuras pesquisas, sugerem-se que o estudo seja aplicado para estudantes do curso de Administração de outras universidades públicas e privadas, como também estudantes de outros cursos de graduação, para que seja possível uma melhor compreensão do fenômeno em estudo.
Abstract: The principle objective of this research was to identify the competencies developed related to the internships at various businesses completed by Business students at UFC. In order to fully understand the effect of these internships, twelve students from different semesters were interviewed about their experiences. Internships are a formative part of the university experience, specifically in that they help develop university students into more effective employees. The theoretical framework for this research was based on The Competency Models by Cheetham and Chivers (2005). The results of this research, based on the aforementioned theories, are relevant to the academic community and highlight the skills developed by students. While interning, students develop a number of cognitive, functional, and behavioral skills that will allow them to be more effective and ethical employees. For future research of this topic, this study could be applied Business students from other universities, both public and private, as well as students from other undergraduate majors. This expanded research will help further understanding of the importance of internships to the professional development of university students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26011
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_bsferreira.pdf572,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.