Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25975
Tipo: Artigo de Evento
Título: Reflexões sobre o conceito de constelação de gêneros e suas implicações para o ensino de línguas
Autor(es): Araújo, Júlio César Rosa de
Zanotto, Normelio
Palavras-chave: Constelação de gêneros;Ensino;Propósito comunicativo
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: EdUCS
Citação: ARAÚJO, Júlio César Rosa de; ZANOTTO, Normelio. Reflexões sobre o conceito de constelação de gêneros e suas implicações para o ensino de línguas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 5., 2009, Caxias do Sul. Anais ... Caxias do Sul: EdUCS, 2009, p. 1-16.
Resumo: No presente artigo, defendemos que uma constelação é formada por gêneros que se diferenciam em seus propósitos comunicativos específicos, mas que podem ser agrupados por razões diversas, como para a realização de uma tarefa para a qual seja necessária uma cadeia de gêneros (SWALES, 2004). Com base na perspectiva teórica acima, objetivamos discutir as implicações pedagógicas do conceito de constelação de gêneros, tomando como referência o ensino da língua materna. Acreditamos que a compreensão do citado fenômeno, por parte dos professores, pode ser útil para este ensino na medida em que a competência sociodiscursiva dos alunos pode ser ampliada em relação a um determinado elemento motivador da constelação. Isto se justifica porque os gêneros que se constelam se tornam distintos entre si graças à teia de propósitos comunicativos que eles formam dentro da constelação, a fim de atender às mais diversas funções sociais dentro da tarefa maior em função da qual eles se encadeiam. Portanto, o estudo de cadeia de gêneros dentro de uma tarefa escolar maior pode proporcionar aos estudantes uma visão mais ampla da função social dos gêneros, não limitando a compreensão acerca dos modos como a sociedade organiza seus processos comunicativos nos diversos tipos de constelação que podem existir.
Abstract: In this paper, we support that one constellation is organized by genres that differ from each other in their specific communicative purposes, but that can be clustered for various reasons, such as when accomplishing one task to which a genre chain is necessary (SWALES, 2004). Based on the theoretical perspective pointed out above, we aim to discuss the pedagogical implications of the concept of the constellation of genres, considering mother tongue teaching process. We believe that the comprehension of this phenomenon, by the teachers, can be useful for this teaching process since students’ social discursive competence can be extended in relation to one determined element that motivates the constellation. This is justified because the genres that are joined become distinctive among themselves for the scheme of communicative purposes that they form inside the constellation, in order to serve various social functions inside of the major task based on the one that they joint. Hence, the study of genres chain inside a major scholar task can provide students with a more extended vision of the genres social function, not limiting to the comprehension about the ways society organize its communicative processes in the various kinds of constellation that may exist.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25975
ISSN: 1808-7655
Aparece nas coleções:DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_eve_jcaraujo.pdf101,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.