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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25915
Tipo: | TCC |
Título : | Perfil da disciplina de contabilidade de custos nas universidades brasileiras: uma análise nos cursos de administração |
Autor : | Lima, Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho |
Tutor: | Silva, Maria Naiula Monteiro da |
Palabras clave : | Contabilidade de custo - Estudo e ensino (Superior);Administração - Educação (Superior);Universidades e faculdades - Brasil |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | LIMA, Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho. Perfil da disciplina de contabilidade de custos nas universidades brasileiras: uma análise nos cursos de administração. 2016. 50 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | A educação, base de sustentação e desenvolvimento de qualquer economia, tem sido objeto de estudo ao longo da história. No que se refere à educação superior, há uma linha de pensamento segundo a qual as universidades devem se adaptar às transformações do mercado profissional, e uma outra a defender que as universidades devem estar à frente das questões profissionais. Visando contribuir com o ensino da disciplina de custos nos cursos de graduação em administração em universidades brasileiras, o presente estudo tem como objetivo geral identificar o perfil dessa disciplina, a fim de identificar a estrutura, nomenclatura, metodologias, processo de avaliação, conteúdo programático e bibliografia; bem como comparar as semelhanças e particularidades dos resultados aqui alcançados com os obtidos em estudos anteriores. A pesquisa é de natureza quantitativa, e caracteriza-se como descritiva e documental. O universo da pesquisa foi definido com base no Ranking Universitário Folha 2015 e foi composto pelas 50 melhores universidades brasileiras. Os resultados mostram que: (i) a nomenclatura é bem heterogênea, sendo as mais comuns “Contabilidade de Custos”, “Contabilidade Gerencial” e “Gestão de Custos”; (ii) há certa homogeneidade na estrutura dos planos de ensino das universidades brasileiras; (iii) a metodologia de ensino mais utilizada é a “Aula Expositiva”; (iv) o processo de avaliação mais comum é a “Prova”; (v) o principal conteúdo abordado é “Conceitos e Terminologia de Custos”; (vi) a bibliografia mais mencionada foi “Contabilidade de Custos” do autor Eliseu Martins. A comparação com os estudos anteriores mostra que cada um possui suas peculiaridades, não se podendo dizer que há plena similaridade entre os resultados aqui obtidos e os resultantes da pesquisa realizada em instituições americanas e o estudo feito em universidades de Santa Catarina - Brasil. No entanto, pode-se afirmar existir maior proximidade com os resultados do estudo catarinense. |
Abstract: | Education, base of support and development of any economy, has been studied throughout history. Regarding to higher education, there is a line of thought according to which universities must adapt to change in the professional market, and another to argue that universities should be at the forefront of professional issues. To contribute to the teaching of cost discipline in the bachelor degree in Business Administration in Brazilian universities, this study has the general objective to identify the profile of this discipline in order to identify the structure, nomenclature, methods, evaluation process, contents and bibliography; as well as compare the similarities and particularities of the results obtained here with previous studies. The research is quantitative, and is characterized as descriptive and documentary. The research universe was defined based on the Folha University Ranking 2015 and was composed of the top 50 universities. The results show that: (i) the nomenclature is quite heterogeneous, the most common being "Cost Accounting", "Managerial Accounting" and "Cost Management"; (ii) there is a certain homogeneity in the structure of teaching plans of Brazilian universities; (iii) the most widely used teaching methodology is "Expository Lesson"; (iv) the most common evaluation process is the "Proof"; (v) the main contents discussed are "Terminology and cost concepts" and "Costs for decision"; (vi) the most mentioned bibliography was "Cost Accounting" of the author Eliseu Martins. Comparison with previous studies shows that each one has its own peculiarities, can`t be said that there is full similarity between our findings and those resulting from research conducted in American institutions and study at universities of Santa Catarina - Brazil. However, it can be said to exist closer to the results of this state study. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25915 |
Aparece en las colecciones: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
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