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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Informática em enfermagem : uma proposta de curso baseada em competências
Título em inglês: Nursing Informatics : a competence-based course proposal
Autor(es): Castro, Talita Candida
Gonçalves, Luciana Schleder
Palavras-chave: Educação Baseada em Competências;Informática em Enfermagem
Data do documento: Ago-2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: CASTRO, T. C. ; GONÇALVES, L. S. Informática em Enfermagem : uma proposta de curso baseada em competências. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 26-35, ago./dez. 2016.
Resumo: Objetivo: apresentar um relato de experiência do processo de elaboração de uma matriz de competência em informática em Enfermagem para enfermeiros iniciantes nessa prática. Método: Foi adotado o referencial de competências de Staggers, Gassert e Curran (2002) e de Gonçalves (2013). 11 competências de enfermeiros iniciantes referentes à categoria “conhecimentos em informática” foram selecionadas e relacionadas a 17 objetivos educacionais específicos e respectivo conteúdo programático disposto em quatro módulos. Resultados: Para melhor visualização das relações entre competências, objetivos, conteúdos e módulos foi elaborado um mapa mental, o qual subsidiou a proposta de plano de curso baseado em competências em informática em Enfermagem. Esse plano de curso contempla um conteúdo programático focado no conhecimento em informática aplicado à prática profissional do enfermeiro. Conclusões: O processo de elaboração da matriz, o qual incluiu a análise com outros referenciais teóricos sobre competências em informática em Enfermagem, apresenta resultados que contribuem para implementação de disciplinas de Informática em Enfermagem baseados em competências, nos cursos de graduação em Enfermagem.
Abstract: Objective: to present an experience report of the elaboration process of a Nursing Informatics competencies matrix for beginner nurses. Method: Both the theoretical framework on competencies by Staggers, Gassert and Curran (2002) and Gonçalves (2013) was adopted. 11 competencies for beginner nurses from the category "computer literacy" were selected and related to 17 specific educational objectives and syllabus that were planned in four modules. Results: For a better understanding of the relationships among competencies, objectives and the syllabus, a mind map was developed, which enabled the course proposition. The course syllabus focused on knowledge in informatics applied to professional nursing practice. Conclusions: The process of elaboration of the matrix, which comprised an analysis with other theoretical support on Nursing Informatics competencies, contributes to the implementation of competency-based Nursing Informatics disciplines in undergraduate Nursing courses.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25524
ISSN: 2525-9563
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