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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeloggio, Marcelo Almeida-
dc.contributor.authorFontineli, Patrícia Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-09-01T14:59:44Z-
dc.date.available2017-09-01T14:59:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFONTINELI, Patrícia Rodrigues. Pensamento, natureza e sentimento: a análise do belo em José de Alencar. 2013. 136f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25384-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileira – Romantismopt_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877. Iracema (Romance) - Análise e Interpretaçãopt_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877. O guarani (Romance) - Análise e Interpretaçãopt_BR
dc.subjectO belopt_BR
dc.titlePensamento, natureza e sentimento: a análise do belo em José de Alencarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMuito se tem estudado e pesquisado acerca do Alencar escritor e pouco sobre sua constituição enquanto crítico de literatura e sobre como sua forma de perceber tal arte poderia justificar o significado de sua obra. Partindo desse pressuposto, a nossa dissertação considera como estudo as Cartas sobre a Confederação dos Tamoios, de José de Alencar, nas quais critica a Gonçalves de Magalhães, sobretudo, pela conformação estética do seu poema A confederação dos tamoios, sua fraca musicalidade e unidade narrativa, além da falta de arte na descrição da natureza brasileira e dos costumes indígenas. Quanto ao tipo de composição adotado, critica-se ainda a escolha do modelo épico em versos, afinal, conforme afirma na segunda carta, a forma com que Homero cantou os gregos não serve para cantar os índios. E assim, Alencar propõe uma nova estética, nos moldes do projeto romântico arquitetado por ele. Procura-se, então, delinear de que maneira esse projeto abre espaço, a partir das Cartas sobre A confederação dos tamoios, para uma caracterização e definição do belo, que Alencar divide em Belo do Pensamento, Belo da Natureza e Belo do Sentimento. E como epopeias romanceadas que retratam os dramas do Novo Mundo, O guarani e Iracema resguardariam a estética alencariana do belo, trabalhando pensamento, natureza e sentimento em uníssono.pt_BR
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