Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25341
Type: TCC
Title: Um click no Instagram para gerir a imagem da empresa: um estudo de caso da Cookie Mania
Authors: Costa, Jandson Albino
Advisor: Murakami, Luiz Carlos
Keywords: Imagem corporativa;Redes sociais on-line
Issue Date: 2016
Citation: COSTA, Jandson Albino. Um click no Instagram para gerir a imagem da empresa : um estudo de caso da Cookie Mania. 2016. 74 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho surgiu a partir de uma reflexão crítica sobre a mudança no posicionamento do consumidor frente ao uso de aplicativos smartphones no marketing on-line na atualidade, tendo como foco a utilização específica do aplicativo Instagram e a gestão de imagem. Foi verificado uma grande evolução sócio histórica decorrente do advento da internet e consequentemente de sua utilização móvel com o uso do 3G e Wifi nos celulares, que possibilitou o surgimento e a popularização do Instagram e cujos recursos desse aplicativo passaram a se tornar fundamentais na aproximação e comunicação das empresas e seus clientes, além de facilitar mecanismos de vendas diretas e indiretas. Sendo assim, o Instagram não deve ser visto apenas como um meio de publicidade e sim uma ferramenta que representa um modelo amplo de comunicação que otimiza a relação com o consumidor, diminuindo cada vez mais a distância entre a empresa e o cliente. Neste trabalho, foi analisado a utilização do Instagram, através de um estudo de caso feito numa empresa de alimentos especializado em biscoitos americanos, na região de Fortaleza, que se consolida diariamente no mercado como uma empresa jovem, alegre e inovadora, utilizando uma ferramenta acessível aos clientes, a partir da utilização do Instagram, como mecanismo facilitador e potencializador desta relação empresa-cliente. Dessa forma, realizou-se entrevistas através de um questionário de perguntas subjetivas aplicada com um dos proprietários e duas funcionárias, cujo caráter constituiu-se em avaliar a forma com que a empresa lida com o Instagram como ferramenta de comunicação, publicidade, estratégia e gestão de imagem.
Abstract: The present work arose from a critical reflection on the change in the positioning of the consumer against the use of smartphone applications in online marketing at the present time, focusing on the specific use of the application Instagram and the image management. It was verified a great socio-historical evolution due to the advent of the internet and consequently of its mobile use with the use of 3G and Wi-Fi in the cell phones, which enabled the emergence and popularization of Instagram and whose resources of this application started to become fundamental in the approximation and Communication of companies and their clients, as well as facilitating direct and indirect sales mechanisms. Therefore, Instagram should not only be seen as a medium of publicity, but rather a tool that represents a broad model of communication and that optimizes the relation with consumer, increasingly decreasing the distance between company and client. In this work, the use of Instagram was analyzed through a case study done at a food company specializing in American biscuits, in the region of Fortaleza, which is increasingly consolidated in the market as a young, lively and innovative company, using a tool Accessible to customers, from Instagram, as a mechanism that facilitates and enhances this business-client relationship. In this work, interviews were conducted through a questionnaire of subjective questions applied with one of the owners and two employees, whose character consisted in evaluating the way in which the company handles Instagram as a tool for communication, advertising, strategy and management of image.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25341
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_jacosta.pdf1,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.