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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25272
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sampaio, Andréia Libório | - |
dc.contributor.author | Melo, Thiago Vieira Carvalho Melo | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T19:46:07Z | - |
dc.date.available | 2017-08-30T19:46:07Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Thiago Vieira Carvalho. Um modelo para especificar jogos educativos. 2011. 119 f. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25272 | - |
dc.description.abstract | This work aims to develop a model for developing educational games that unites features of different models of game development. We address two practices that are commonly used for game development: the first was the methodology RIVED, which is used by educators in game development with an emphasis on education, and were the second game design practices used in the market for game designers to development of many types of games. Custom RIVED the methodology and practice of game design explained by Ferreira et al. (2009) so that both fit a model that we suggest in this work. We conducted a two studies to evaluate the use of our model, the first was to us to use the model to specify a set of educational programming, the second was an observation of the use of our model by another designer. At the end we present an account of these two experiences. We believe that our work can contribute to improvements in the preparation of educational games, suggesting important questions that must be analyzed and well defined. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogos Educativos | pt_BR |
dc.subject | Jogos por Computador | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de Software | pt_BR |
dc.title | Um modelo para especificar jogos educativos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem o objetivo de elaborar um modelo de elaboração para jogos educativos que une características de diferentes modelos de elaboração de jogos. Abordamos duas práticas que são comumente usadas para a elaboração de jogos: a primeira foi a metodologia RIVED, a qual é usada por educadores no desenvolvimento de jogos com ênfase educativa, e a segunda foram as práticas de game design utilizadas no mercado por game designers para o desenvolvimento de jogos de tipos variados. Customizamos a metodologia RIVED e a prática de game design explanada por Ferreira et al. (2009) de forma que ambas se encaixem em um modelo que sugerimos nesse trabalho. Realizamos uma duas pesquisas para avaliar o uso de nosso modelo, a primeira consistiu em nós utilizarmos o modelo para especificar um jogo de ensino de programação, a segunda foi uma observação do uso do nosso modelo por outro projetista. Ao final apresentamos um relato dessas duas experiências. Acreditamos que nosso trabalho pode contribuir para melhorias no processo de elaboração de jogos educativos, sugerindo importantes questões que devem ser analisadas e bem definidas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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