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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJucá, Paulyne Mattews-
dc.contributor.authorQueiróz, Renato Almeida de-
dc.date.accessioned2017-08-30T19:45:17Z-
dc.date.available2017-08-30T19:45:17Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Renato Almeida de. Aplicando tecnologias sociais no desenvolvimento de jogos educativos digitais. 2011. 44 f. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25270-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to demonstrate that the characteristics of social networks and educational games can be combined to create social educational games that stimulate students to study. Initially, bibliographic reviews in the areas of social networks and of educational games were conducted, in such a way as to identify the main positive qualities existing in both. Next, this work suggests manners of combining these qualities of social networks and educational games to create educational social games. After this slightly more theoretical step, a small game was developed using Twitter as the social network and working platform to demonstrate the feasibility of creating social educational games possessing the positive qualities of both social networks and educational games. The results found through the evaluation of the developed game demonstrate that the combination of qualities of social networks and educational games can contribute to favor the learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleAplicando tecnologias sociais no desenvolvimento de jogos educativos digitaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como principal objetivo, mostrar que as características de redes sociais e jogos educativos podem ser combinados para criar jogos sociais educativos que estimulem os alunos a estudar. Inicialmente foram realizadas as revisões bibliográficas nas áreas de redes sociais e de jogos educativos de forma a identificar as principais características positivas existentes nas duas áreas. Em seguida, esse trabalho sugere maneiras de combinar essas características de redes sociais e de jogos educativos para criar jogos sociais educativos. Depois dessa etapa, um pouco mais teórica, foi desenvolvido um pequeno jogo, que usa o Twitter como rede social e plataforma de funcionamento para demonstrar a viabilidade de criação de jogos sociais educativos que possuam características positivas tanto de redes sociais quanto de jogos educativos. Os resultados encontrados através da avaliação do jogo desenvolvido mostram que a combinação das características das redes sociais e jogos educativos podem contribuir para facilitar o processo de aprendizagem das pessoas.pt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

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