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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25265
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Bezerra, Carla Ilane Moreira | - |
dc.contributor.author | Sousa, Virginia Farias de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T19:42:52Z | - |
dc.date.available | 2017-08-30T19:42:52Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Virginia Farias de. iTest Learning : um jogo para o apoio ao ensino de testes de software. 2012. 65 f. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25265 | - |
dc.description.abstract | The demand for software with higher quality has motivated the definition of methods and techniques for the development of applications which meet the imposed quality standards. The interest in the testing activity has increased in the past years. In the software development process it is important that methods de adopted, techniques and tools that allow the execution of the testing activity in a systematized manner with a scientific basis, in order to increase productivity and quality, and decrease costs. For this, it is necessary to have good software test planning. However, in IT under graduation courses, test teaching is not given much attention. In that context, aiming to contribute for a better learning in this subject, this paper proposes a game to aid in software test teaching, focused at the planning phase in order to help to stimulate and motivate the student to learn the content taught. For this, a game was elaborated and built to aid software test teaching, an evaluation was done with students enrolled in the Verification and Validation course. The results obtained, show that the game is useful to support software test teaching. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Software - testes | pt_BR |
dc.subject | Software Educacional | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de Software | pt_BR |
dc.title | iTest Learning: um jogo para o apoio ao ensino de testes de software | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As exigências por software com maior qualidade têm motivado a definição de métodos e técnicas para o desenvolvimento de softwares que atinjam os padrões de qualidade impostos. Com isso, o interesse pela atividade de teste de software vem aumentando nos últimos anos. No processo de desenvolvimento de software é importante que sejam adotados métodos, técnicas e ferramentas que permitam a realização da atividade de testes de maneira sistematizada e com fundamentação científica, de modo a aumentar a produtividade e a qualidade e diminuir os custos. Para isso, é necessário um bom planejamento de teste de software. No entanto, nos currículos dos cursos de graduação de TI, o ensino de teste de software não recebe muita atenção. Neste contexto, com o objetivo de contribuir para um melhor aprendizado nessa área, este trabalho propõe um jogo para auxiliar no ensino de teste de software focado na fase de planejamento de forma a auxiliar no estímulo e motivação do aluno para o aprendizado do conteúdo ministrado. Para isso, foi elaborado e construído um jogo que auxiliasse no ensino de testes de software, e foi realizada uma avaliação com alunos da disciplina de Verificação e Validação. Os resultados obtidos mostram que o jogo é útil para apoiar o ensino de teste de software. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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