Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSampaio, Andréia Libório-
dc.contributor.authorMiranda, José Leilson Lima-
dc.date.accessioned2017-08-29T19:50:41Z-
dc.date.available2017-08-29T19:50:41Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMIRANDA, José Leilson Lima. Diálogos de mediação para navegar na web : um estudo empírico com o SideTalk. 2013. 60 f. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25231-
dc.description.abstractThis study evaluated the use of SideTalk as a support tool for teachers of municipal schools in Quixadá-CE in their teaching activities. Considering the current trend of integration of technology in the school environment and the importance of the teacher in this process, we decided to interview teachers of municipal schools to understand the difficulties faced by them, and present the SideTalk, expecting to evaluate if the tool can assist them in their classes. The study was based on semistructured interview with participating teachers and on the observation of the interaction between them and the tool. In the first part of the interview, to describe the profile of each teacher, we investigated how the Internet resources are used in their daily lives and in their teaching activities. Then, the SideTalk tool was presented, and the participants had the chance to interact with the tool. Finally, the teachers gave their opinions about the tool and evaluated the applicability of SideTalk in their school activities. All teachers concluded that using the internet as a resource for their classes is beneficial to the class because it increases motivation and brings new content to the classroom. However, we noticed a scenario where teachers need support, including motivational, which indicates the existence of a cultural barrier that must be broken so that these teachers can make use of the benefits that technology provides. The tool, although it was considered useful and applicable by all participants, doesn’t solve all access problems for teachers, but may be responsible for creating an alternative form of classroom lectures and assignments presentations, representing the beginning of a change in the education system of municipal schools, that still follow traditional teaching methods that have existed for decades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.titleDiálogos de mediação para navegar na web: um estudo empírico com o SideTalkpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho avaliou a utilização do SideTalk enquanto ferramenta de apoio à docentes de escolas municipais de Quixadá-CE em suas atividades de ensino. Considerando a atual tendência de inserção das tecnologias no ambiente escolar e a importância do docente nesse processo, resolvemos entrevistar professores da rede municipal de ensino, para entender as dificuldades enfrentadas por eles, e apresentamos o SideTalk na expectativa de avaliarmos se a ferramenta pode auxiliá-los em suas aulas. O estudo foi baseado em entrevista semiestruturada com os professores participantes e na observação da interação entre eles e a ferramenta. Na primeira parte da entrevista, foi traçado o perfil de cada professor, investigado o quanto os recursos da internet estão presentes no seu cotidiano e em suas atividades de ensino. Em seguida, o SideTalk foi apresentado, e os participantes tiveram a chance de interagir com a ferramenta. Por fim, os professores opinaram sobre a ferramenta, e avaliaram a aplicabilidade do SideTalk em suas atividades letivas. Todos os professores consideraram que utilizar a internet como recurso para suas aulas é benéfico para a turma, pois aumenta a motivação e traz novos conteúdos para a sala de aula. No entanto, percebemos um cenário onde os professores necessitam de ajuda, inclusive motivacional, o que aponta a existência de uma barreira cultural que deve ser rompida para que esses professores possam fazer uso dos benefícios que a tecnologia proporciona. A ferramenta, apesar de ter sido considerada útil e aplicável por todos os participantes, não vem solucionar todos os problemas de acesso dos professores, mas pode vir a ser responsável por criar uma forma alternativa de ministrar aulas e apresentar trabalhos, representando o começo de uma mudança no sistema educacional das escolas municipais, que ainda hoje seguem métodos de ensino tradicionais que existem há dezenas de anos.pt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_jllmiranda.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.