Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25227
Tipo: | TCC |
Título: | Um ambiente para o ensino de atividades de execução de testes de software |
Autor(es): | Jorge, Felipe de Freitas |
Orientador: | Bezerra, Carla Ilane Moreira |
Palavras-chave: | Software - testes;Jogos educativos;Engenharia de software |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | JORGE, Felipe de Freitas. Um ambiente para o ensino de atividades de execução de testes de software. 2013. 58 f. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2013. |
Resumo: | O teste de software é um processo fundamental no ciclo de desenvolvimento de software, através desse processo são identificados falhas e problemas que podem comprometer o devido funcionamento do projeto. A qualidade do software está diretamente ligada com a boa realização das práticas de teste o que torna esta atividade de fundamental importância para os profissionais de desenvolvimento de software e de áreas relacionadas. O ensino de teste de software deve apresentar ao aluno mais do que teorias e levantamentos de conceitos, ele deve também abordar um aspecto prático que é necessário para o entendimento dessa atividade de forma que os estudantes possam absorver de forma mais eficaz as atividades e o funcionamento dos processos de teste. A ferramenta iTestLearning foi desenvolvida com o objetivo de apoiar o ensino de teste de software através da disponibilização de um ambiente que pretende simular as etapas do processo de teste de software permitindo assim uma melhor experiência para o aprendizado dos estudantes das áreas de tecnologia da informação. Atualmente o jogo desenvolvido contempla duas fases do processo de teste de software as fases planejamento e projeto. É nesse contexto que este trabalho irá apresentar o desenvolvimento do modulo de fase de execução do jogo educacional iTestLearning, que tem como objetivo cobrir a terceira etapa do processo de testes (execução) tornando a ferramenta um meio mais eficiente e eficaz para apoiar o ensino de testes de software e um ambiente mais completo para a realização e aprendizagem das principais práticas de testes. |
Abstract: | Software testing is a fundamental process in the software development lifecycle, through that process faults and problems that can compromise the proper functioning of the project are identified . Software quality is directly linked with the successful completion of the practical test which makes this activity extremely important for professional software development and related areas. The teaching of software testing should provide the student more than theories and concepts surveys, it must also address a practical aspect that is necessary for the understanding of this activity so that students can absorb more effectively the activities and functioning of test procedures. The ITestLearning tool was developed with the purpose of supporting the teaching of software testing by providing an environment that aims to simulate stages of software testing thus enabling a better experience for student learning in the areas of information technology process. Currently the game developed contemplates two phases of software testing phases planning and design process. It is in this context that this paper will present the development of the module implementation phase of the educational game iTestLearning, which aims to cover the third stage of the test (running) process making the tool more efficient and effective way to support the teaching of software testing and a more complete environment for conducting and learning from leading testing practices. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25227 |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_fdefjorge.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.