Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Tânia Saraiva de Melo | - |
dc.contributor.author | Amorim, Elivando Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T18:26:02Z | - |
dc.date.available | 2017-08-29T18:26:02Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Elivando Lima de. Seleção de um conjunto de artefatos educacionais para o ensino de programação introdutória. 2014. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25207 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de programação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos | pt_BR |
dc.subject | Educação – Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Seleção de um conjunto de artefatos educacionais para o ensino de programação introdutória | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ensinar e aprender programação continuam sendo um desafio. O processamento mental de abstrações e o domínio de habilidades de resolução de problemas são as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos estudantes. Assim, para trabalhar o raciocínio lógico dos alunos e para auxiliá-los no entendimento dos conceitos abstratos de linguagens de programação e algoritmos, esta pesquisa propõe um conjunto de artefatos educacionais, que são compostos por um jogo, exercícios de programação contextualizados, ferramentas de visualização e depuração de algoritmos e por uma linguagem de programação visual. A seleção desse conjunto se baseou nas principais propostas discutidas nos eventos nacionais de Informática na Educação, bem como nas experiências positivas relatas. Os resultados foram: a seleção de um conjunto de artefatos educacionais que pode ser utilizado, durante a maior parte de um curso de Programação Introdutória, como um recurso complementar às aulas; definição das dificuldades e necessidades dos alunos, tratadas por cada artefato educacional; e uma proposta de sequência de utilização do conjunto de artefatos educacionais selecionado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_elamorim.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.