Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmendra, Camilo Camilo-
dc.contributor.authorMoura, Wellington Lucas-
dc.date.accessioned2017-08-25T20:23:28Z-
dc.date.available2017-08-25T20:23:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMOURA, Wellington Lucas. Desenvolvimento de uma solução web de apoio ao jogo educacional ¿Concurso de ideias de negócio. 2016. TCC (graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25125-
dc.description.abstractThere is a need for a web solution to support the gamification of Entrepreneurship course. The objective of this work is to develop a web solution that supports the configuration, access to information, control rounds and stages of game management, according to the raised requirements. For this purpose a basic process has been defined that guides the progress of the project, including the stages of analysis and specification of requirements, analysis and design, implementation, and verification and validation. As technological framework used tools were present in Informatics Practices Center, along with tools used by the academic community at the Federal University of Ceará campus Quixadá. For the development of the desired web solution, requirements were analyzed and validated to make up the backlog of the solution, was defined architecture to guide the development, were developed all the requirements specified in backlog and were verified and validated developed features. This paper presents an account of the results of the implementation of this process. The methodology and technologies adopted in this work serve to guide students in developing similar web solutions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSoftware – Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma solução web de apoio ao jogo educacional “Concurso de ideias de negócio"pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorJucá, Paulyne Matthews-
dc.description.abstract-ptbrCom a gamificação da disciplina de Empreendedorismo surgiu a necessidade de uma solução web de apoio a execução do jogo empregado na disciplina. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma solução web que apoie a configuração, acesso a informação, controle de rodadas e fases de gerenciamento do jogo, de acordo com os requisitos levantados. Para tanto foi definido um processo base que norteia o andamento do projeto, contendo as fases de análise e especificação de requisitos, análise e projeto, implementação, e verificação e validação. Como arcabouço tecnológico foram utilizadas ferramentas presentes no Núcleo de Práticas em Informática, juntamente com ferramentas utilizadas pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará campus Quixadá. Para o desenvolvimento da solução web desejada, foram analisados e validados requisitos para compor o backlog da solução, foi definida arquitetura para guiar o desenvolvimento, foram desenvolvidos todos os requisitos especificados no backlog e foram verificadas e validadas funcionalidades desenvolvidas. Este trabalho apresenta um relato dos resultados obtidos pela execução desse processo. A metodologia e tecnologias adotadas nesse trabalho servem para orientar alunos no desenvolvimento de soluções web semelhantes.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_wlmoura.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.