Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25078
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amaral, Liana Viana do | - |
dc.contributor.author | Viana Filho, Murilo Valdo | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T12:46:38Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T12:46:38Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Viana Filho, M. V.; Amaral, L. V. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25078 | - |
dc.description | VIANA FILHO, Murilo Valdo. Cidadão instigado: o rock, a música brega e o forró reinventados no Hibridismo Cultural. 2014. 99f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2014. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cidadão instigador | pt_BR |
dc.subject | Hibridismo cultural | pt_BR |
dc.subject | Rock | pt_BR |
dc.subject | Música brega | pt_BR |
dc.subject | Forró. | pt_BR |
dc.title | Cidadão instigado: o rock, a música brega e o forró reinventados no Hibridismo Cultural | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As culturas de hoje estão cada vez mais interligadas e menos isoladas umas das outras, levando-se em conta a globalização, que reduz o espaço-tempo e possibilita um contato cada vez maior entre elas. Por sua vez, as identidades culturais estão cada vez mais híbridas e desvinculadas de suas origens temporais e territoriais, “flutuando” pelo mundo. Com base nesta ótica, no trabalho em questão nos propomos a estudar a identidade cultural constituída pela obra da banda cearense Cidadão Instigado em seus três primeiros discos: “O Ciclo de Dê.cadência” (2002), “Cidadão Instigado e o Método Túfo de Experiências” (2005) e “Uhuuu!” (2009). Constatamos uma verdadeira mistura de referências nos sons e nas letras do grupo, formados a partir de várias vertentes musicais, como a música brega, o rock psicodélico e o forró. Assim, buscamos compreender de que forma a banda constrói sonoridade e letras singulares e uma identidade híbrida. Ao mesmo tempo, mostramos como os gêneros musicais em questão se renovam a partir do momento em que são apropriados pelo grupo musical cearense. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | JORNALISMO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_mvvfilho.pdf | 441,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.