Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25024
Tipo: TCC
Título: A assessoria de imprensa enquanto ferramenta estratégica de marketing na realização de grandes eventos esportivos: um estudo de caso do Wind Brasil
Autor(es): Ary, Maíra Romcy
Orientador: Kury, Glaura Brilhante
Palavras-chave: Esporte moderno;Marketing esportivo;Assessoria de imprensa;Wind Brasil
Data do documento: 2011
Citação: Ary, M. R.; Kury, G. B. (2011)
Resumo: Estudo que busca analisar uma possível interface entre a assessoria de imprensa e o marketing esportivo no contexto da realização de grandes eventos esportivos. Aborda o processo de formação do esporte moderno e a sua aproximação da indústria do entretenimento. Da construção de um mercado global à conformação da indústria esportiva, foca-se na sedimentação da tendência de utilização do esporte enquanto poderoso “veículo de comunicação” e no decorrente desenvolvimento da vertente do marketing conhecida como marketing esportivo. Por outro lado, analisa-se o surgimento de novas demandas oriundas do modelo da sociedade informacional, que impulsiona o meio corporativo a buscar novas formas de comunicar-se com seus públicos, contexto no qual está inserida a ascensão da assessoria de imprensa. Desde o surgimento desta área de atuação, acompanha sua diversificação e o seu deslocamento de uma área puramente auxiliar para adquirir um caráter estratégico. Tais análises destacam-se como pano de fundo para o estudo de uma inter-relação entre o marketing esportivo e a assessoria de imprensa através do estudo do Projeto Wind Brasil, que, há catorze anos promovendo etapas do Campeonato Mundial de Windsurf, tem na Comunicação sua principal base para a delimitação de metas e estratégias e para o fortalecimento e a credibilização de sua marca.
Descrição: ARY, Maíra Romcy. A assessoria de imprensa enquanto ferramenta estratégica de marketing na realização de grandes eventos esportivos: um estudo de caso do Wind Brasil. 2011. 94f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25024
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_mrary.pdf19,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.