Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, Silvia Elizabeth Miranda de-
dc.contributor.authorSousa, Gabriela Lopes de-
dc.date.accessioned2017-08-23T14:44:12Z-
dc.date.available2017-08-23T14:44:12Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUSA, Gabriela Lopes de. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento do processo interdisciplinar em cursos de formação de professores. 2013. 60f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24983-
dc.description.abstractThe research analyses the contributions of information and communication technologies (ICTs) for the development of the interdisciplinary process in teacher education courses, seeing technologies as resources that can favor the interdisciplinary approach, the collaborative environment, the critical commentary and contextualization of knowledge, both for the student and for the teacher. It presents a brief history of interdisciplinarity and some concepts related to it, as well as the importance of working with it in the educational context, highlighting the need for teacher courses that contemplates it. Right now the new information and communication technologies can assist in developing the interdisciplinary process and, in parallel, support the development of specific knowledge about ICT in Education. We did a qualitative research through the tool Mural in the virtual learning environment TelEduc, where three classes of of Didactic I were analyzed (2009.2, 2010.2, 2011.1). The research is divided into three stages: the first stage refers to the qualitative and descriptive literature about the central theme; the second stage is aimed at analyzing the Mural tool in the virtual environment TelEduc as it was used in the classes listed above; finally, the third step consists of analyzing and comparing the references and environment analysis TelEduc. The collected data highlighted the importance of the development of interdisciplinarity within the educational context and how it can be supported through the conscious and critical use of new technologies in Education, concluding that the development of interdisciplinarity and the use of ICT in school education can promote, both for the student and teacher, a reflective, critical and collaborative learning environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTecnologias da Informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleContribuições das tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento do processo interdisciplinar em cursos de formação de professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa analisa as contribuições das tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento do processo interdisciplinar em cursos de formação de professores, verificando tais tecnologias como recursos que podem impulsionar o desenvolvimento da postura interdisciplinar, o ambiente colaborativo, o comentário crítico e a contextualização do conhecimento, tanto para o aluno quanto para o professor. Para tanto, apresenta-se um breve histórico da interdisciplinaridade e alguns conceitos a ela relacionados, bem como a importância de trabalhá-la no contexto educacional, evidenciando a necessidade de uma formação de professores que a contemple. Neste momento as novas tecnologias de informação e comunicação podem auxiliar no desenvolvimento do processo interdisciplinar, bem como, em paralelo, sustentar o desenvolvimento dos conhecimentos específicos acerca das TICs na educação. Assim, procedeu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, através da observação da ferramenta “Mural” presente no ambiente de aprendizagem virtual TelEduc, onde três turmas da disciplina de Didática I foram analisadas (2009.2, 2010.2, 2011.1). A pesquisa divide-se em três etapas: a primeira refere-se à pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva acerca do tema central; a segunda etapa é destinada à observação e análise da ferramenta “Mural” no ambiente virtual TelEduc, no tocante a forma como foi utilizada nas turmas referenciadas acima; por fim a terceira etapa consta da comparação dos dados obtidos na pesquisa bibliográfica com os que se obteve na observação do ambiente TelEduc. Os dados coletados ressaltaram a importância do desenvolvimento da interdisciplinaridade dentro do contexto educacional e como ela pode ser amparada através do uso consciente e crítico das novas tecnologias na educação, concluindo-se que o desenvolvimento da interdisciplinaridade e o uso das TICs na educação escolar podem favorecer, tanto ao aluno quanto ao professor, um ambiente de aprendizagem reflexivo, crítico e colaborativo.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_glsousa.pdf747,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.