Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.contributor.authorSousa, Juliana Silva-
dc.date.accessioned2017-08-23T13:12:43Z-
dc.date.available2017-08-23T13:12:43Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSOUSA, Juliana Silva. Programas educacionais numa abordagem sistêmica em organizações públicas de Fortaleza-CE. 2012. 68f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24974-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTreinamento & Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectProgramas Educacionaispt_BR
dc.subjectPedagogia Organizacionalpt_BR
dc.titleProgramas educacionais numa abordagem sistêmica em organizações públicas de Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo pesquisar sobre os programas educacionais numa perspectiva da abordagem sistêmica em organizações públicas de Fortaleza. Inicialmente, são abordados os aspectos conceituais do Treinamento, Desenvolvimento e Educação, bem como, objetivos e relevância do Treinamento e Desenvolvimento (T&D) no ambiente organizacional. Identificar os elementos que compõem o ciclo e as suas aplicações nas etapas do Treinamento e Desenvolvimento nas organizações. Em seguida, compreender a cerca dos programas educacionais, as implicações do pedagogo organizacional e as aplicações da avaliação numa perspectiva das correntes ou abordagens pedagógicas organizacionais. Os dados foram coletados na Justiça Federal do Estado do Ceará (JFCE), na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e na Secretaria de Administração do Município (SAM), através do método comparativo, por intermédio dos formulários e de entrevistas coletadas por meio dos depoimentos dos três profissionais da célula de desenvolvimento e gestão de pessoas das organizações participantes do estudo. Constatou-se que nas três organizações se utilizava a abordagem sistêmica em todas as etapas do Treinamento e Desenvolvimento (T&D), porém fica evidente que aconteça em uma perspectiva prática e não tem fundamentação teórica. Assim, evidencia-se que precisa haver modificações em alguns aspectos a fim de aprimorar e aperfeiçoar os Programas Educacionais. Portanto, nas três organizações verificou-se uma aplicação de avaliação de reação, mas os referentes profissionais acreditam que somente após uma avaliação mais completa no qual apresente mais variáveis, como: a aprendizagem, comportamento e resultado é que será possível fazer uma avaliação mais efetiva.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_ jssousa.pdf733,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.