Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Stanley Braz de-
dc.contributor.authorVasconcelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula-
dc.date.accessioned2017-08-22T12:42:15Z-
dc.date.available2017-08-22T12:42:15Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationOliveira, S. B.; Vasconcelos Júnior, R. E. P. (2012)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260167-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24909-
dc.descriptionOLIVEIRA, Stanley Braz de; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula. Ações educacionais e dinâmicas espaciais no espaço urbano de Teresina-PI. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1973-1984.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherXI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)pt_BR
dc.subjectDinâmicas espaciais urbanaspt_BR
dc.subjectAspectos geoambientaispt_BR
dc.subjectEspaço urbano Teresinensept_BR
dc.subjectAções educacionaispt_BR
dc.titleAções educacionais e dinâmicas espaciais no espaço urbano de Teresina-PIpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs dinâmicas espaciais urbanas têm recebido outros olhares por parte da geografia com ciência, pois olhar o crescimento espacial de uma cidade composta de uma complexidade de ações e desejo de seus atores, não podiam limitar-se aos aspectos geoambientais, o espaço urbano deve ser visto como um lócus de ações sócias cristalizadas em suas formas espaciais que expressam a cultura e necessidades de seus agentes. Olhar as dinâmicas espaciais nestas vertentes nos leva a visualizar que todas as ações do sujeito com ser produtor do espaço urbano são vitais para produzir e organiza-lo. Teresina uma das cidades brasileiras planejadas tem sua produção urbana inicial pensada nas necessidades das décadas do século XIX e como colaborador o sistema educacional que atrelado ao poder da igreja católica delimita as zonas da cidades através de suas escolas confessionais que posteriormente iria agregar os maiores símbolos de conhecimentos, e formas espaciais que registram a história da cidade. Tivemos outras contribuições como: o Liceu Piauiense vem a somar nas ações educacionais se fixando no centro norte da cidade , as Universidades Federal e Estadual do Piauí que contribuíram para desenvolver a cidade nas suas proximidades proporcionando seu crescimento espacial alem dos limites planejados. Diante dessas evidências é inevitável falar do desenvolvimento do espaço urbano Teresinense sem atrela-se intimamente as contribuições das ações educacionais que foram e tem sido de grande relevância para seu desenvolvimento socioespacial, se transformando em fixos que dão sentido a memória de sua sociedade e agente dinamizador e produtor da espacialidade urbana teresinense. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_sbdeoliveira.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.