Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24785
Tipo: | TCC |
Título: | Ferramenta para criação de clusters virtuais para o ensino de programação paralela e distribuída |
Autor(es): | Maia, Régis Matheus Silveira |
Orientador: | Braga, Antonio Rafael |
Coorientador: | Rego, Paulo Antonio Leal |
Palavras-chave: | Virtualização;Computação de alto desempenho;Cluster (Sistema de computador) |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | MAIA, Régis Matheus Silveira. Ferramenta para criação de clusters virtuais para o ensino de programação paralela e distribuída. 2016. TCC (graduação em Tecnologia em Redes de Computadores) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2016. |
Resumo: | Em faculdades e universidades, o ensino dos conceitos de computação paralela e distribuída a estudantes de tecnologia da informação (TI) tem-se tornado um assunto cada vez mais importante. Para prática desses conceitos é necessário um ambiente que propicie essas a realização da experimentação em ambiente real de execução, que no caso da computação paralela e distribuída nem sempre e de facial acesso. Nesse sentido, este trabalho visa criar uma ferramenta para o ensino de programação paralela e distribuída em faculdades e universidades, para que os alunos possam praticar os conceitos aprendidos dentro da sala de aula, em um ambiente virtual e semelhante ao real, onde o aluno poderá criar seu próprio cluster virtual, para a prática dos conceitos. Para validar a ferramenta desenvolvida foi criado um estudo de caso, onde foi feita uma análise de desempenho, onde analisamos o tempo de criação de clusters virtuais na ferramenta desenvolvida. |
Abstract: | In colleges and universities, teaching the concepts of parallel and distributed computing information technology students (IT) has become an increasingly important issue. To practice these concepts need an environment where those conducting the trial in real execution environment, which in the case of parallel and distributed computing is not always facial access. In this sense, this work aims to create a tool for parallel programming teaching and distributed in colleges and universities, so that students can practice the concepts learned in the classroom in a virtual and similar to the real environment where the student can create your own virtual cluster, to practice the concepts. To validate the developed tool was created a case study where a performance analysis was done, where we analyzed the time of creation of virtual clusters in developed tool. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24785 |
Aparece nas coleções: | REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_rmsmaia.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.