Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Antônia Bruna da | - |
dc.contributor.author | Dantas, Larissa Martins | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-16T13:29:56Z | - |
dc.date.available | 2017-08-16T13:29:56Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Silva, A. B.; Dantas, L. M. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260907 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24717 | - |
dc.description | SILVA, Antônia Bruna da; DANTAS, Larissa Martins. O curso de formação continuada em avaliação educacional e a formação de professores, gestores e técnicos do ensino público do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2596-2612 | pt_BR |
dc.description.abstract | Due to a continuing education experience in Educational Evaluation from teachers, managers and technicians from public education institutions of Ceará, this study was developed for the following purposes: to investigate the reasons for enrolling in a Continuing Training Course in Educational Evaluation; to know which of the topics covered in the Educational Evaluation Course had greater acceptance among those surveyed; to identify whether during their undergraduate formation they studied about the Educational Evaluation; to identify the benefits of the course and possible changes in understanding and evaluation practices of respondents. Therefore, the data collection was carried out with former participants of the first and second edition of the course through the Google docs’ electronic form. The study’s results indicate that the reasons that led respondents to enroll in the course are associated with an interest in knowing about the external evaluations, the need for professional development, the need for an indepth theoretical background and the need arising from the teaching practice. A great number of respondents hasn’t shown to have studied the subject during the initial training. Types and models of evaluation was the most important issue in the respondents’ perspective. Despite the change in understanding of the evaluation, the change in assessment practices of those surveyed did not occur at the same rate. We concluded this research, noting that the study in educational evaluation is not limited to the initial formation, it should be taken thoroughly in Continuing Education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational evaluation | pt_BR |
dc.title | O curso de formação continuada em avaliação educacional e a formação de professores, gestores e técnicos do ensino público do Ceará | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Vinculado a uma experiência de formação continuada de professores, gestores e técnicos da rede pública de ensino do estado do Ceará em avaliação educacional, esse estudo foi desenvolvido com os seguintes propósitos: investigar as razões que motivaram os sujeitos a se inscreverem no Curso de Formação Continuada em Avaliação Educacional; saber qual dos temas abordados no curso de avaliação educacional teve maior aceitação entre os pesquisados; identificar se durante a formação inicial os mesmos estudaram acerca da avaliação educacional; identificar benefícios do curso e possíveis alterações no entendimento e na prática avaliativa dos pesquisados. Para tanto, a coleta de dados foi realizada junto aos egressos da primeira e da segunda edição do curso por meio do formulário eletrônico do Google docs. Os resultados do estudo indicam que os motivos que levaram os pesquisados a se inscreverem no curso estão associados ao interesse em conhecer sobre as avaliações externas, à necessidade de aperfeiçoamento profissional, à necessidade de aprofundamento teórico e à necessidade oriunda da prática pedagógica. Boa parte dos pesquisados revelou não ter estudado acerca do tema ao longo da formação inicial. Os tipos e os modelos de avaliação foi o tema mais importante na perspectiva dos pesquisados. Apesar da mudança no entendimento acerca da avaliação, a mudança nas práticas avaliativas dos pesquisados não ocorreu na mesma proporção. Concluímos essa pesquisa, destacando que o estudo em avaliação educacional não se esgota na formação inicial, devendo ser retomado nas situações de formação continuada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_ absilva.pdf | 490,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.