Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Aline Maria Gomes-
dc.contributor.authorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.date.accessioned2017-08-16T10:54:04Z-
dc.date.available2017-08-16T10:54:04Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLima, A. M. G.; Andriola, W. B. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24706-
dc.descriptionLIMA, Aline Maria Gomes; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Fatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE: um estudo sobre os fatores de formação acadêmica e inserção laboral com egressos da UFC. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1298-1312.pt_BR
dc.description.abstractThe quality of Brazilian higher education has been the subject of several debates in various segments of society, motivated by the disclosure of the results of Enade. Performance tests carried out by the students are used to define that educational institutions are effective. However, studies based on effective school concept come proving that institutional effectiveness is influenced by several factors. This study investigated the characteristics related to labor insertion and the quality of initial training, pedagogical practices, curriculum adequacy of undergraduate courses of the UFC, valued at Enade in the editions of 2010, 2011 and 2012. The survey was quantitative in nature, descriptive ex-post-facto. Data were collected through a closed questionnaire via e-mail, using the Google.doc tool., Was applied to graduates of graduate students who participated in the enade issues of 2010.2011 and 2012, the results revealed that among the categories investigated, related to labor insertion and initial training is the most important for the subjects and that best explains the results obtained by the courses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectInserção laboralpt_BR
dc.subjectQualidade da formaçãopt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.titleFatores institucionais e desempenho acadêmico no ENADE: um estudo sobre os fatores de formação acadêmica e inserção laboral com egressos da UFCpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA qualidade da educação superior brasileira tem sido alvo de vários debates em diversos segmentos da sociedade, motivados pela divulgação dos resultados do Enade. Os testes de desempenho realizados pelos alunos são utilizados para definir quais instituições educacionais são eficazes. No entanto, os estudos realizados baseados no conceito de escola eficaz vêm comprovando que a eficácia institucional é influenciada por diversos fatores. Este trabalho investigou as características relacionadas à inserção laboral e à qualidade da formação inicial, às práticas pedagógicas e à adequação curricular dos cursos de graduação da UFC, avaliados pelo Enade nas edições de 2010, 2011 e 2012. A pesquisa foi de natureza quantitativa e descritiva ex-post-facto. Os dados foram constituídos por meio de um questionário fechado, por meio de e-mail, utilizando a ferramenta do Google.doc. Foi aplicado aos egressos dos cursos de graduação que participaram das edições do Enade de 2010, 2011 e 2012. Os resultados revelaram que, dentre as categorias investigadas, as relacionadas à inserção laboral e à formação inicial foram as de maior importância para os sujeitos e as que melhor explicam os resultados obtidos pelos cursos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_amglima.pdf461,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.