Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Eugenio Eduardo Pimentel | - |
dc.contributor.author | Souza, Rafael Britto de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Sandra Maria Coêlho de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-11T13:33:49Z | - |
dc.date.available | 2017-08-11T13:33:49Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Moreira, E. E. P.; Souza, R. B.; Oliveira, S. M. C. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260907 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24658 | - |
dc.description | MOREIRA, Eugenio Eduardo Pimentel; SOUZA, Rafael Britto de; OLIVEIRA, Sandra Maria Coêlho de. A formação de professores para ressignificação das práticas avaliativas na educação superior em favor da democratização do ensino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1184-1204. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents a theorical cutting about teaching in higher education which aim is to reflect on the dimension of the importance of teacher training for the learning evaluation that contributes to the democratization of higher education. The adopted methodology was bibliographic research, based on different authors who discuss learning evaluation and / or broach a teacher training, such as D’Avila (2013); Dias (2011); Hadji (2001); Hoffmann (2001); Laneve (1993); Libâneo (2006a, 2006b, 2010); Luckesi (2001, 2005); Pepper (1997, 2010); Pimenta and Anastasiou (2002); Vianna (2005), among others. It knows that the evaluation process is a dynamicand complex act which requires a reflection in a view of the current situation of education. Although it is said that teachers are qualified to express value judgments, it is aware of many mistakes that can not resist the most critical analyzes because there is a tendency to reproduce traditional assessment practices. The fact of the initial training for university teachers in this area is unsatisfactory makes some of them feel unaware of the conceptual field which justifies their practice. This takes to the weakening of adjustment functions and good regulation of teaching and learning activities, as well as to take some teachers imitate others, which constitute models, giving continuity to the existing conservative stereotype in the university evaluation practice. In conclusion, it reinforces the need to develop, within higher education institutions, a training process with teachers, with new guidance about this component of the educational act. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.title | A formação de professores para ressignificação das práticas avaliativas na educação superior em favor da democratização do ensino | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este texto apresenta um recorte teórico acerca da docência no ensino superior, cujo objetivo é refletir sobre a dimensão da importância de uma formação docente para avaliação da aprendizagem que contribua para a democratização da educação superior. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada em diferentes autores que discutem avaliação da aprendizagem e/ou abordam a formação docente, tais como: D’Ávila (2013); Dias e Veiga (2011); Hadji (2001); Hoffmann (2001); Laneve (1993); Libâneo (2006a, 2006b, 2010); Luckesi (2001, 2005); Pimenta (1997, 2010); Pimenta e Anastasiou (2002); Vianna (2005), dentre outros. Sabe-se que o processo avaliativo é um agir dinâmico e complexo, que precisa de uma reflexão em face do cenário atual da educação. Ainda que se diga que os professores são qualificados para expressar juízos de valor, percebem-se muitos desacertos que não resistem às análises mais críticas, pois há uma tendência de se reproduzir práticas avaliativas tradicionais. O fato de a formação inicial para professores universitários nessa área ser insatisfatória faz com que alguns se sintam desconhecedores do campo conceitual que fundamenta a sua prática. Isso tem levado ao enfraquecimento das funções ajustadoras e da boa regulação das atividades de ensino e aprendizagem, além de conduzir o docente à imitação de outros professores, os quais se constituem modelos, dando continuidade ao estereótipo conservador existente na prática avaliativa universitária. À guisa de conclusão, reforça-se a necessidade de que se desenvolva, no âmbito das instituições de ensino superior, um processo de formação junto aos professores, com nova orientação sobre esse componente do ato pedagógico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_eepmoreira.pdf | 484,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.