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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Francisca Samara Teixeira-
dc.contributor.authorMendonça, Andréia Vieira de-
dc.contributor.authorViana, Tania Vicente-
dc.date.accessioned2017-08-10T15:18:26Z-
dc.date.available2017-08-10T15:18:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCarvalho, F. S. T.; Mendonça, A. V.; Viana, T. V. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24648-
dc.descriptionCARVALHO, Francisca Samara Teixeira; MENDONÇA, Andréia Vieira de; VIANA, Tania Vicente. A formação do professor para a educação inclusiva e os desafios da avaliação da aprendizagem para o aluno com deficiência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1372-1389.pt_BR
dc.description.abstractInclusive Education consolidates the ideals of equality in an education system of quality for all and presents one of the great challenges of contemporary society. The Brazilian legislation determines the access and permanence of disabled people in regular schools, what enlarges the complexity of education structure. Based on a bibliographical study, the purpose of this paper is to think further about assessment, emphasizing the importance of teacher’s formation in order to contemplate the audience of Inclusive Education in regular schools. Thus, the paper presents valid issues about the valorization of students’ individual differences; it discusses the evaluation of teaching and learning processes based on an inclusive perspective as well as the teacher’s formation for Inclusive Education. As a result, it comes to a conclusion concerning the need of an specific teacher’s formation for an inclusive assessment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.titleA formação do professor para a educação inclusiva e os desafios da avaliação da aprendizagem para o aluno com deficiênciapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação Inclusiva consolida os ideais de igualdade na Educação de qualidade para todos e se revela um dos grandes desafios da sociedade contemporânea. A legislação brasileira determina o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas escolas regulares, o que amplia a complexidade da estrutura educacional. O objetivo do presente trabalho é refletir, com base num estudo bibliográfico, acerca das questões relacionadas ao processo de avaliação da aprendizagem, enfatizando a importância da formação do professor a fim de contemplar o público-alvo da Educação Especial incluído no Ensino Regular. Para isso, relaciona questionamentos pertinentes à valorização das diferenças individuais dos educandos; discute a avaliação do ensino-aprendizagem na perspectiva inclusiva e os caminhos da formação do professor na Educação Inclusiva. Conclui indicando a necessidade de formação docente específica com vistas a subsidiar uma avaliação inclusiva da aprendizagem.pt_BR
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