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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChagas, Maria Apolinário dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, Sebastiana Florentino da-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Melgaço da-
dc.date.accessioned2017-08-09T14:22:04Z-
dc.date.available2017-08-09T14:22:04Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCHAGAS, Maria Apolinário dos Santos; SILVA, Sebastiana Florentino da; SILVA, Lucas Melgaço da. Fracasso escolar e avaliação da aprendizagem: uma relação intrínseca? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 332-347.pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24625-
dc.description.abstractThe present article deals with the theme school failure in the Elementary School, and leads us to reflect about the fact of the student be the main penalized subject in this process. Introducing the concept that Perrenoud (2000) about school failure and the considerations of the author on the standards of excellence established by the school to promote this failure. We made a relationship between the scholar failure and the evaluative practices that prevail in our educational system, using the concepts of learning assessment, according to the authors as suggested by Luckesi and Hoffmann, to analyze if it’s relevant categorize students according to situations of success and failure. We conclude that the use of a mediator evaluation, the realization of the learning of students takes place in a positive way, avoiding the scholar failure of them (LUCKESI, 2005; HOFFMANN, 2006).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação mediadorapt_BR
dc.subjectScholar failurept_BR
dc.titleFracasso escolar e avaliação da aprendizagem: uma relação intrínseca?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo aborda o tema fracasso escolar no Ensino Fundamental e nos leva a uma reflexão sobre o fato de o aluno ser o principal sujeito penalizado nesse processo. Apresentamos o conceito de Perrenoud (2000) sobre fracasso escolar e as considerações do autor sobre as normas de excelência criadas pela escola que favorecem esse fracasso. Fazemos uma relação entre o fracasso escolar e as práticas avaliativas que prevalecem no nosso sistema educacional, utilizando os conceitos de avaliação da aprendizagem segundo os autores Luckesi e Hoffmann, para analisar se é pertinente categorizar os alunos de acordo com as situações de sucesso e fracasso. Concluímos que, ao utilizar uma avaliação mediadora, a efetivação do aprendizado do alunado acontece de forma positiva, evitando o fracasso escolar dos estudantes (LUCKESI, 2005; HOFFMANN, 2006).pt_BR
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