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Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação da aprendizagem: do diagnóstico do ato de aprender aos espaços educativos
Autor(es): Silva, Maria Kênia Firmino da
Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Pedagogia do exame;School spaces
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Silva, M. K. F.; Viana, T. V. (2015)
Resumo: Este trabalho objetiva, em linhas gerais, realizar um estudo bibliográfico sobre o que caracteriza uma avaliação da aprendizagem. Especificamente, visa: i) diferenciar exame de avaliação da aprendizagem e ii) analisar relações existentes entre a organização espacial da escola e a aprendizagem. Há diferenças expressivas entre o ato de examinar e o ato de avaliar, cujos efeitos são observados na qualidade da relação que o aluno estabelece com a aprendizagem. A avaliação se apresenta como uma alternativa ao tradicional exame: uma ação pedagógica processual e subsidiária dos processos de ensino e de aprendizagem, com tomadas de decisão para reorientar a aprendizagem sempre que necessário. Observa-se uma ênfase, no meio educacional, que demarca a sala de aula como espaço exclusivo da aprendizagem. Mudanças educacionais são necessárias diante da uniformização e padronização que impedem um atendimento intencional e diferenciado em termos das necessidades e possibilidades discentes, seja no que se refere à avaliação, seja no que se refere ao espaço escolar. Este estudo está fundamentado em autores contemporâneos que estudam essa temática, como: Barguil (2006a, 2006b), Hoffmann (2008) e Luckesi (2001, 2011, 2014).
Abstract: The main purpose of the current paper is to accomplish a bibliographical study about what characterizes an assessment. Specifically, this study aims: i) differentiating exam and assessment; ii) analyzing existent relationships between the space organization of school and the process of learning. There are expressive differences between the action of examining and the action of evaluating, whose effects are observed in the quality of the relationship that a student establishes with the process of learning. The assessment comes as an alternative to the traditional exam: a pedagogic procedural and subsidiary action of teaching and learning processes, with decisions to reorient the process of learning whenever necessary. An emphasis is observed, in education institutions, that demarcates the classroom as an exclusive space of learning. Education changes are necessary due to the standardization that obstruct an intentional and differentiated pedagogic procedural in terms of the needs and possibilities of the students, concerning to their evaluation or the school space. This study is based on contemporary authors as: Barguil (2006a, 2006b), Hoffmann (2008) e Luckesi (2001, 2011, 2014).
Descrição: SILVA, Maria Kênia Firmino da; VIANA, Tania Vicente. Avaliação da aprendizagem: do diagnóstico do ato de aprender aos espaços educativos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 48-62.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24618
ISBN: 9788581260907
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