Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24606
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Marisa Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Alencar, Maristela Lage | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-08T14:11:12Z | - |
dc.date.available | 2017-08-08T14:11:12Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Araujo, M. R.; Alencar, M. L. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260907 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24606 | - |
dc.description | ARAUJO, Marisa Ribeiro de; ALENCAR, Maristela Lage. Estudo comparativo das percepções dos professores, pesquisadora, familiares e colegas acerca de alunos com indicadores de altas habilidades/ superdotação: o caso de uma escola pública no Município de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1447-1471. | pt_BR |
dc.description.abstract | The literature has pointed out that most people with high abilities / giftedness (AH / G) does not receive appropriate educational provision according to their specificities. In this scenario, beliefs and myths that hinder the identification of this phenomenon prevail. This investigation stood in the methodological guidelines of collaborative research. This article presents a comparative study of the perceptions of family members, former and current teachers, researcher and classmates, about the characteristics of students with AH/G indicators from a public school in Fortaleza. The sample was made up initially by 865 students and 33 education professionals. According to the criteria of the instruments used, 19 teachers had signalled 64 students with AH / G indicators. Educational assessment and intervention proposes for eight of these students were performed. Data analyses on the comparative study about the subject characteristics were obtained in accordance with the interpretive categories that emerged from the analysis of the speeches of his family, former and current teachers. By identifying these categories, the perceptions of classmates and researcher were grouped and compared. It was observed that the three components necessary to identify HA / G – above average ability, creativity and involvement in the activities of their interest, as expose Renzulli (1978) and the multifactorial model of giftedness of Mönks (2000) – were the most cited categories in the perceptions of teachers, researcher, family and colleagues, the results were, in most converged, except the category creativity that was less marked by family members of individuals. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional diagnóstica | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo das percepções dos professores, pesquisadora, familiares e colegas acerca de alunos com indicadores de altas habilidades/ superdotação: o caso de uma escola pública no Município de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A literatura especializada tem apontado que a maioria dos indivíduos com altas habilidades/superdotação (AH/S) não recebe provisões educacionais adequadas as suas especificidades. Nesse cenário prevalecem crenças e mitos que dificultam a identificação desse fenômeno. Essa investigação situou-se nas diretrizes metodológicas da pesquisa colaborativa. O presente artigo expõe um estudo comparativo das percepções dos familiares, professores anteriores e atuais, pesquisadora e colegas de sala de aula, acerca das características dos alunos com indicadores de AH/S de uma escola pública no município de Fortaleza. A amostra foi constituída inicialmente por 865 alunos e 33 profissionais da educação. Conforme os critérios dos instrumentais utilizados, 19 professores sinalizaram 64 alunos que apresentaram indicadores de AH/S. Realizou-se propostas de avaliação e intervenção pedagógica para oito desses alunos. As análises dos dados referentes ao estudo comparativo acerca das características desses sujeitos foram obtidas de acordo com as categorias interpretativas que emergiram das análises dos discursos de seus familiares, professores anteriores e atuais. Mediante a identificação dessas categorias, foram agrupadas e comparadas as percepções dos colegas de sala de aula e da pesquisadora. Observou-se que os três componentes necessários para identificação de AH/S – habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com as atividades de seu interesse, conforme ex põem Renzulli (1978) e o modelo multifactorial de sobredotação de Mönks (2000) – foram as categorias mais citadas nas percepções dos professores, pesquisadora, familiares e colegas, os resultados foram, em sua maioria convergentes, exceto a categoria criatividade que foi menos assinalada pelos familiares dos sujeitos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mraraujo.pdf | 702,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.