Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24604
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Prática avaliativa na rede pública de ensino: relato de experiência do jogo serpentes e escadas como instrumento de avaliação nas aulas de educação física |
Autor(es): | Pompeu, Márcio Régis Pinto |
Palavras-chave: | Jogo;Avaliação;Physical education |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citação: | Pompeu, M. R. P. (2015) |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a prática avaliativa realizada em uma escola pública estadual do Ceará que utilizou o jogo denominado “Serpentes e Escadas” como instrumento de avaliação na disciplina de Educação Física, bem como verificou a satisfação dos alunos em relação a essa forma de avaliar na componente curricular Educação Física. Participaram desta experiência quarenta e cinco estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Grande parte dos alunos revelou estar satisfeita por ter sido avaliada por meio do jogo, pois os discentes tiveram a possibilidade de recordar o conteúdo estudado, ainda que, como destacado em seus relatos, nunca tivessem experienciado a avaliação dessa maneira na disciplina, revelando também que se sentiram coautores e protagonistas de seu próprio aprendizado quando da participação na elaboração das perguntas. E ainda demonstraram o desejo de que essa forma de avaliação fosse estendida por todo o ano escolar. O referido jogo, portanto, mostrou-se como uma importante ferramenta que pode ser usada na avaliação escolar. |
Abstract: | This article aims to present an experience report on evaluation practice conducted in a State Public School of Ceará, who used the so-called game “Snakes and Ladders” to Evaluate the Physical Education as well, found satisfaction of students in relation to this way of evaluating the curriculum component Physical Education. Participated in this experience forty-five students of the 3rd year of high school. Many of the students proved to be satisfied they have been assessed by the game, it had the opportunity to recall the content studied, although, as noted in his reports had never experienced the evaluation that way in the discipline, revealing also that felt co-authors and protagonists of their own learning when the participation in the preparation of questions. And yet they demonstrated the wish that this form of assessment to be extended throughout the school year. That game, however, proved to be an important tool that can be used in school evaluation. |
Descrição: | POMPEU, Márcio Régis Pinto. Prática avaliativa na rede pública de ensino: relato de experiência do jogo serpentes e escadas como instrumento de avaliação nas aulas de educação física. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1644-1653. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24604 |
ISBN: | 9788581260907 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mrppompeu.pdf | 439,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.