Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24588
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Avaliação externa – perspectiva de contribuição à aprendizagem dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rita Paula de Brito |
Authors: | Aragão, Maria Zilmar Timbó Teixeira Santiago, Silvany Bastos |
Keywords: | Avaliação externa;Aprendizagem;Monitoring |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citation: | Aragão, M. Z. T. T.; Santiago, S. B. (2015) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho investiga como o processo de avaliação em larga escala, especificamente a realizada pelo Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará – SPAECE contribui para a aprendizagem dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rita Paula de Brito, em Aquiraz, no Ceará. Para tanto, a pesquisa buscou averiguar a concepção de professores e alunos sobre o SPAECE; observar como se comportam os atores envolvidos no processo; identificar de que maneira a escola utiliza os resultados das avaliações e se realiza intervenções; verificar os instrumentais utilizados no SPAECE e compará-los com os das avaliações internas. Este estudo caracterizou-se como pesquisa -ação oportunizando o envolvimento do pesquisador e participantes, na solução do problema evidenciado. Concluiu-se que quando existe a cultura de um trabalho sistemático de estudo, acompanhamento, divulgação e análise dos resultados das avaliações externas das quais a escola participa, o nível de desempenho dos alunos melhora consideravelmente, contribuindo para que atinjam a proficiência desejável e adequada. Sugere-se à escola, acolher a avaliação como ferramenta de gestão, possibilitando que seus resultados integrem o seu dia a dia, evidenciando o trabalho colaborativo e favorecendo a gestão democrática. O investimento na formação em serviço dos professores e gesto res, também faz-se relevante, com o objetivo de replanejamento de ações, focados no diagnóstico oportunizado pelas avaliações externas. |
Abstract: | This paper investigates how the evaluation process on a large scale, specifically that is held by the Permanent Rating System of the State of Ceará (PRSCE), contributes for learning of the students of a Municipal School of Basic Education, in the city of Aquiraz, in Ceará. In order to reach the objective, the research sought to determine the design of teachers and students about the PRSCE; to observe the behavior of people involved in the process; to identify how the school utilizes the results of evaluations and conducts the interventions; to check the instruments used in the PRSCE and compare them with those of internal evaluations. This study was characterized as action research, providing opportunities of involvement between the researcher and the research participants, in the search for solution of the problem evidenced. We concluded that when there is a culture of systematic work of study, monitoring, dissemination and analysis of the results of the external evaluations which the school participates, the performance level of the students improved considerably, contributing to achieve the desirable and appropriate proficiency. We suggested to school to receive the evaluation as a management tool, enabling their results are part of its daily life, highlighting the collaborative work and promoting democratic management. The investment in the in-service training of teachers and managers is also very relevant, because it has the purpose of redesign the actions focused on the diagnosis provided by the external evaluations. |
Description: | ARAGÃO, Maria Zilmar Timbó Teixeira; SANTIAGO, Silvany Bastos. Avaliação externa – perspectiva de contribuição à aprendizagem dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rita Paula de Brito. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 578-595. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24588 |
ISBN: | 9788581260907 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mzttaragão.pdf | 468,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.