Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Pablo Carvalho de Sousa-
dc.contributor.authorLeite, Raimundo Hélio-
dc.date.accessioned2017-08-07T15:34:36Z-
dc.date.available2017-08-07T15:34:36Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNascimento, P. C. S.; Leite, R. H. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24587-
dc.descriptionNASCIMENTO, Pablo Carvalho de Sousa; LEITE, Raimundo Hélio. Validação de escalas para medir habilidades do Homo Zappiens. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1072-1091.pt_BR
dc.description.abstractThis paper studies the possible effects of the systematic use of information technology in the development of secondary school education students skills studying in public schools in Fortaleza. The sample 569 students who answered a set of scales that aim to reveal the presence of skills suggested by authors who coined the expression homo zappiens to name people that use, assiduously, information technology in their school life. It used the factor analysis as a method to check for possible underlying structure to the alleged skills. This article was developed in order to verify empirically whether there is really a construct Homo Zappiens when using Information and Communications Technology – ICTs by the secondary school education students who study in public schools in Fortaleza.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologias de informaçãopt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectUnderlying structurept_BR
dc.titleValidação de escalas para medir habilidades do Homo Zappienspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo estuda possíveis efeitos do uso sistemático das tecnologias de informação no desenvolvimento de habilidades de estudantes do ensino médio que estudam em escolas públicas de Fortaleza. Participaram da amostra 569 estudantes, que responderam a um conjunto de escalas que objetivam revelar a presença de habilidades sugeridas por autores que cunharam a expressão homo zappiens para denominar pessoas que utilizam, assiduamente, tecnologias de informação em sua vida escolar. Empregou- se a Análise Fatorial como método para verificar possível estrutura subjacente às supostas habilidades. O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de verificar, empiricamente, se há realmente um construto Homo zappiens implícito quando da utilização das TICs pelos estudantes do ensino médio que estudam em escolas públicas de Fortaleza.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_pcsnascimento.pdf522,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.