Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24574
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Sandra Maria Coêlho de | - |
dc.contributor.author | Leite, Raimundo Hélio | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-07T12:58:48Z | - |
dc.date.available | 2017-08-07T12:58:48Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, S. M. C.; Leite, R. H. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260907 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24574 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Sandra Maria Coêlho de; LEITE, Raimundo Hélio. Formação docente em avaliação: uma análise fenomenológica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1112-1130. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research constitutes a phenomenological analysis of the problem of teacher training in assessment of learning and their impact on teaching practice developed in the educational everyday state school in Fortaleza. The study was qualitative, and used the phenomenological- hermeneutical method as option of research and data analysis, with emphasis on Heidegger’s philosophy. According to Heidegger, phenomenology is to come from yourself what manifests. So this assertion legitimizes the need to look for the teachers close to understand the essential elements of an evaluation practice that considers their subjectivities, interests and knowledge of reality. The survey was conducted in six schools randomly chosen. The subjects were 24 high school teachers who worked in the four curriculum areas. The instruments and data collection techniques were: questionnaire, semi-structured interview, sensitive listening and participant observation in the classroom. The results indicated that among the various obstacles present in this context, evaluation of training. The absence works as a significant impediment to formative assessment. The desired changes must be doubly qualified in terms of training and material conditions, otherwise confined to a technical development sighted and pragmatic orientation. Thus, it is expected to raise reflections on teacher training in assessment and the need to include it in the curriculum of undergraduate education as a compulsory subject, aiming to enhance the formative role in teaching practice. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Phenomenological- hermeneutical method | pt_BR |
dc.title | Formação docente em avaliação: uma análise fenomenológica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa se constitui numa análise fenomenológica sobre a problemática da formação docente em avaliação da aprendizagem e suas repercussões na prática docente desenvolvidas no cotidiano educacional da escola pública estadual de Fortaleza. O estudo foi de natureza qualitativa, tendo o método fenomenológico-hermenêutico como opção de investigação e de análise de dados, com ênfase na filosofia heideggeriana. Consoante Heidegger, a fenomenologia é fazer vir de si mesmo aquilo que se manifesta. Portanto, tal assertiva legitima a necessidade de buscar, junto aos professores, os elementos essenciais à compreensão de uma prática avaliativa que considere suas subjetividades, interesses e conhecimentos da realidade. A pesquisa foi realizada em seis escolas, escolhidas aleatoriamente. Os sujeitos foram 24 docentes do Ensino Médio, que atuavam nas quatro áreas do currículo. Os instrumentos e técnicas de coleta de dados foram: questionário, entrevista semiestruturada, escuta sensível e observação participante em sala de aula. Os resultados indicaram que, dentre os diversos obstáculos presentes nesse contexto, a ausência de formação em avaliação funciona como impeditivo significativo para a avaliação formativa. As transformações pretendidas devem ser qualificadas duplamente, em termos de formação e de condições materiais, sob pena de limitar-se a um aperfeiçoamento técnico de orientação imediatista e pragmática. Desse modo, espera-se suscitar reflexões sobre a formação docente em avaliação e a necessidade de incluí-la nos currículos das licenciaturas como disciplina obrigatória, visando valorizar a função formativa na prática docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_smcoliveira.pdf | 532,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.