Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Wirla Risany Lima-
dc.contributor.authorLeite, Raimundo Hélio-
dc.contributor.authorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.date.accessioned2017-08-07T11:32:36Z-
dc.date.available2017-08-07T11:32:36Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCarvalho, W. R. L.; Leite, R. H.; Trompieri Filho, N. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24569-
dc.descriptionCARVALHO, Wirla Risany Lima; LEITE, Raimundo Hélio; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Olhares discentes sobre a relação entre a avaliação do ensino-aprendizagem e a qualidade do Curso de Pedagogia de uma IES pública de Fortaleza – Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1280-1297.pt_BR
dc.description.abstractPresent the results of the application of factor analysis model in the dissertation data presented by Carvalho (2012), which deals with the assessment of learning in day and night Pedagogy course in a Higher Education Institution from public educacional system of Fortaleza, Ceará. The theoretical body condenses knowledge about higher education and the assessment of teaching and learning as the educational component act, highlighting the perceptions of Demo (2008), Hadji (2001), Libâneo (1994), Perrenoud (1999) e Zabalza (2004). They were extracted four factors with indices of validity and reliability of scales: Cronbach’s Alpha (0,707), KMO (0,830), acceptable significance (0,000) and explained variance by 60% (60,645). The factors involved in the study are positively satisfactory in relations between: a) the quality of education and satisfaction with the Faculty of Education; b) curriculum, teacher involvement and evaluation of learning; and c) infrastructure of the course and overall income. However, as the main factor, it shows the invariance of assessment tools in course subjects, demonstrating that some teachers still perform only one type of assessment tool in their disciplines, although we are finding this course to make various types of instruments evaluative. The study concludes that the Faculty of Pedagogy of Public Higher Education searched has its quality recognized by his students and attests that is intrinsically related to the quality of teaching, the teacher involvement and evaluation practice. We encourage more investment in teacher qualification, regarding the evaluation of learning in order to improvements in levels of satisfaction with the course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTeaching in Higher Educationpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleOlhares discentes sobre a relação entre a avaliação do ensino-aprendizagem e a qualidade do Curso de Pedagogia de uma IES pública de Fortaleza – Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresentamos o resultado da aplicação do modelo de análise fatorial nos dados da dissertação apresentada por Carvalho (2012), que versa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de Pedagogia diurno e noturno em uma Instituição de Ensino Superior da rede pública de Fortaleza, Ceará. O corpo teórico condensa conhecimentos acerca do ensino superior e da avaliação do ensino-aprendizagem como componente do ato pedagógico, destacando as percepções de Demo (2008), Hadji (2001), Libâneo (1994), Perrenoud (1999) e Zabalza (2004). Foram extraídos quatro fatores com índices de validade e confiabilidade das escalas: Alfa de Cronbach (0,707), KMO (0,830), aceitável significância (0,000) e com variância explicada em 60% (60,645). Os fatores intervenientes no estudo são positivamente satisfatórios em relações entre: a) qualidade do ensino e a satisfação com o curso de Pedagogia; b) currículo, envolvimento docente e avaliação da aprendizagem; e c) infraestrutura do curso e rendimento global. No entanto, como fator principal, apresenta-se a invariabilidade dos instrumentos de avaliação nas disciplinas do curso, demonstrando que alguns docentes ainda executam apenas um tipo de instrumento avaliativo em suas disciplinas, embora constatemos que existe neste curso a execução de diversos tipos de instrumentos avaliativos. O estudo conclui que o curso de Pedagogia da IES pública pesquisada tem sua qualidade reconhecida por seus alunos e atesta que está intrinsecamente relacionada à qualidade do ensino, ao envolvimento docente e à prática avaliativa. Sugerimos mais investimentos na qualificação docente, no tocante à avaliação da aprendizagem, a fim de melhorias nos índices de satisfação com o curso.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_wrlcarvalho.pdf505,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.