Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24428
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de instituições de ensino superior
Título en inglés: Virtual practice communities of the administrative technicians in education of higher education institutions
Autor : Rimá, Jaqueline de Castro
Garcia, Joana Coeli Ribeiro
Targino, Maria das Graças
Palabras clave : Comunidades de práticas virtuais;Comunidades de práticas;CoP;Gestão pública dos técnicos administrativos em Educação
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Revista Informação em Pauta
Citación : RIMÁ, Jaqueline de Castro; GARCIA, Joana Coeli Ribeiro; TARGINO, Maria das Graças. Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de instituições de ensino superior. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 8-27, jan./jun. 2017.
Resumen en portugués brasileño: Apresenta-se a comunidade de prática virtual “Gestão Pública dos Técnicos Administrativos em Educação” (GPTAE) como um grupo que amplia e desenvolve conhecimentos entre os componentes oriundos de várias regiões e vinculados a diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Trata-se de estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental, bibliográfica e observação participante, com abordagem qualitativa e uso de netnografia. Os resultados atestam extrapolação da comunidade de prática virtual. As ações saem do campo virtual e se materializam como consequência da união e do engajamento dos envolvidos. Infere-se que a comunidade GPTAE preocupa-se com o aprendizado coletivo, com a atualização e a gestão dos conteúdos gerados e disseminados entre seus integrantes, como também incentiva o compartilhamento de conhecimentos através de editais anuais para publicação de electronic books (e-books).
Abstract: The virtual practice community "Public Management of Administrative Technicians in Education" (GPTAE) is presented in the light of virtual practice communities as a group that, using this strategy, broadens and develops knowledge among the components from different regions and linked to different Brazilian higher education institutions (IES). It is a case study, carried out through documentary, bibliographic research and participant observation, with qualitative approach and use of netnography. The results attest to extrapolation of the virtual practice community. The actions leave the virtual field and they are materialized as consequence of the union and engagement of those who are involved in them. It is inferred that the GPTAE community is concerned with collective learning, updating and management of the contents generated and disseminated among its members, as well as it encourages the sharing of knowledge through annual publications for e-book publishing.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24428
ISSN : 2525-3468 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_jcrimajcrgarcia.pdf449,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.