Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Marco Antônio de-
dc.date.accessioned2017-07-28T13:10:28Z-
dc.date.available2017-07-28T13:10:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marco Antônio de. Redes sociotécnicas, convergências e práticas de consumo cultural. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 9-40, jul./dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3468 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24419-
dc.description.abstractThe article analyzes some aspects that characterize contemporary cultural practices mediated by information and communication technologies (ICTs). The objective is to discuss the connections between the processes that characterize what is known as the "culture of convergence" and the processes of cultural appropriation, considering here the power dimension. This dimension implies different social asymmetries in the distribution of political, economic and symbolic powers, not always considered by the bibliography. The method used was the literature review, as well as case studies about the universe of Comic Books and strategies of collective financing of cultural production provided by the Catarse platform. As a result, it was possible to establish some reflections on cultural practices and cultural consumption in Brazil, mediated by ICTs. We conclude that the presence of these technologies, even if problematic, enriches and provides new means and resources for cultural creation and for the dynamization of social relations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Informação em Pautapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Culturaispt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociotécnicaspt_BR
dc.subjectCultura da Convergênciapt_BR
dc.titleRedes sociotécnicas, convergências e práticas de consumo culturalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo analisa alguns aspectos que caracterizam as práticas culturais contemporâneas mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs). O objetivo é discutir as conexões entre os processos que caracterizam o que se convencionou denominar “cultura da convergência” e os processos de apropriação cultural, considerando-se aqui a dimensão do poder. Essa dimensão implica em diferentes assimetrias sociais na distribuição dos poderes político, econômico e simbólico, nem sempre consideradas pela bibliografia. O método empregado foi o da revisão da literatura, além de estudos de caso acerca do universo das Histórias em Quadrinhos e de estratégias de financiamento coletivo da produção cultural proporcionadas pela plataforma Catarse. Como resultado, foi possível estabelecer algumas reflexões sobre as práticas culturais e do consumo cultural no Brasil, mediadas pelas TICs. Concluímos que a presença dessas tecnologias, mesmo que problemática, enriquece e disponibiliza novos meios e recursos para a criação cultural e para a dinamização das relações sociais.pt_BR
dc.title.enSocietechnic networks, convergences and cultural consumer practicespt_BR
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_maalmeida.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.