Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24401
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Maria Vanessa Batista | - |
dc.contributor.author | Abreu, Nícollas Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T11:50:35Z | - |
dc.date.available | 2017-07-28T11:50:35Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Lima, M. V. B.; Abreu, N. O. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24401 | - |
dc.description | LIMA, Maria Vanessa Batista; ABREU, Nícollas Oliveira. Letramento acadêmico: Análise sobre como manuais didáticos de metodologia abordam o ensino do gênero artigo acadêmico. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 5 esp., p. 09-25, jan./jun. 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | In view of the difficulties encountered by beginner academic regarding the writing of academic genres, we decided to analyze the relationship between standards of academic writing manuals and theoretical concepts that underlie. To this end, we analyze the chapters on scientific article of the following books: “Produção Textual na Universidade” by Désirée Motta-Roth and Graciela Hendges, and “Fundamentos de metodologia científica”, the linguists Marina Marconi and Eva Lakatos, which address the same theme. In this sense, the objective of this study is to demonstrate at what point the theories that underlie these books approach the sociorretórica proposal according to Swales, which is considered a reference in the theoretical studies of genres. For the theoretical basis, we use the following authors: Swales (1990/2004), Hyland (2000), Bernardino (2007) etc. First, we discuss literacy, gender and other related concepts. Then we analyze two academic writing methodology manuals, relating them with the theoretical and methodological proposal for Swales. Finally, we compare these manuals and we point out their differences and similarities. Thus, we conclude that this analysis can support both students and teachers with regard to assist them on the most relevant lexical choices for the production of knowledge in a given area, since each disciplinary culture has its own beliefs, nomenclatures and methodologies (Hyland, 2000). Regarding the teachers / researchers, this analysis indicates that the sociorretórica approach effectively contributes to the production process of academic genres, and consequently the development of scientific literacy, as will be seen in one of the investigated manuals. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Gênero artigo científico | pt_BR |
dc.subject | Manuais de metodologia científica | pt_BR |
dc.subject | Academic literacy | pt_BR |
dc.title | Letramento acadêmico: análise sobre como manuais didáticos de metodologia abordam o ensino do gênero artigo acadêmico | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Tendo em vista as dificuldades encontradas por alunos recém-ingressos na universidade no que concerne à escrita dos gêneros acadêmicos, decidimos analisar a relação entre manuais de normalização da escrita acadêmica e as concepções teóricas que os embasam. Para tanto, analisamos os capítulos sobre artigo científico dos seguintes livros: “Produção textual na universidade”, de Désirée Motta-Roth e Graciela Hendges, e “Fundamentos de metodologia científica”, de Marina Marconi e Eva Lakatos, as quais tratam da mesma temática. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é demonstrar em que ponto as teorias que embasam esses livros se aproximam da proposta sociorretórica de Swales, sendo este teórico considerado uma referência nos estudos de gêneros textuais. Para o embasamento teórico, utilizamos os seguintes autores: Swales (1990/2004), Hyland (2000), Bernardino (2007) etc. Primeiramente, discutimos sobre letramento, gêneros e outras concepções. Em seguida, realizamos a análise de dois manuais de metodologia da escrita acadêmica, relacionando-os com a proposta teórico-metodológica de Swales. Por último, comparamos esses manuais e apontamos suas divergências e semelhanças. Dessa forma, concluímos que essa análise pode dar suporte tanto aos estudantes como aos professores, no tocante a auxiliá-los quanto às escolhas lexicais mais pertinentes para a produção de conhecimento em determinada área, uma vez que cada cultura disciplinar tem suas próprias crenças, nomenclaturas e metodologias (HYLAND, 2000). Em relação aos professores/pesquisadores, essa análise indica que a abordagem sociorretórica contribui efetivamente para o processo de produção de gêneros acadêmicos, e consequentemente para o desenvolvimento do letramento científico, conforme será verificado em um dos manuais investigados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_mvblimanareu.pdf | 182,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.