Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24343
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bernardino, Cibele Gadelha | - |
dc.contributor.author | Valentim, Dawton Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-27T13:20:07Z | - |
dc.date.available | 2017-07-27T13:20:07Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Bernardino, C. G.; Valentim, D. L. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24343 | - |
dc.description | BERNARDINO, Cibele Gadelha; VALENTIM, Dawton Lima. Uma breve análise comparativa entre exemplares do gênero textual “resumo acadêmico”. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 6, v. 6, n. 1, p. 26-46, jan./jun. 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | The academic routine is permeated by the production and circulation of key genres to the success of social practices and the preservation, transformation and teaching / learning of cultural traditions. The academic abstract genre is one of those genres that usually occurs with other genres such as academic article, dissertation, thesis and oral communication. In order to compare the rhetoric configuration of examples of three modalities of the academic summary genre (BIASI-RODRIGUES, 2009), namely: congress’s abstracts, summaries accompanying the academic article genre and abstracts accompanying dissertations and theses, we have analyzed the samples in the light of the proposed methodology of Biasi-Rodrigues (1998) and the theoretical considerations of Motta-Roth and Hendges (2010) and Biasi-Rodrigues (2009). The investigation suggested distinctions in the rhetorical description of the three modalities of academic summary gender analyzed and raised new approach possibilities of what is described by Biasi-Rodrigues (2009). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Resumo acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Descrição retórica | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Academic abstract genre | pt_BR |
dc.title | Uma breve análise comparativa entre exemplares do gênero textual “resumo acadêmico” | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A rotina acadêmica é permeada pela produção e circulação de gêneros discursivos fundamentais para o sucesso de práticas sociais e para a preservação, transformação e ensino/aprendizado de tradições culturais. O gênero resumo acadêmico é um de tais gêneros que costuma ocorrer junto a outros gêneros discursivos como artigo acadêmico, dissertação, tese e comunicação oral. A fim de comparar a configuração retórica de exemplares de três modalidades do gênero resumo acadêmico (BIASIRODRIGUES, 2009), a saber: resumos de anais de congresso, resumos que acompanham o gênero artigo acadêmico e resumos que acompanham dissertações e teses, analisamos os exemplares à luz da proposta metodológica de Biasi- Rodrigues (1998) e das considerações teóricas de Motta-Roth e Hendges (2010) e Biasi Rodrigues (2009). A investigação sugeriu distinções na descrição retórica das três modalidades do gênero resumo acadêmico analisadas e suscitou novas possibilidades de abordagem do que é descrito por Biasi-Rodrigues (2009). | pt_BR |
dc.title.en | A brief socio-rhetorical analysis of the academic abstract genre | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_cgbernardinodlvalentim.pdf | 335,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.