Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24322
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Maria das Dores Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-27T11:15:54Z | - |
dc.date.available | 2017-07-27T11:15:54Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Mendes, M. D. N. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24322 | - |
dc.description | MENDES, Maria das Dores Nogueira. Um canto entre quatro paredes: a sensualidade no investimento vocoverbal de Belchior. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 5, v. 5, n. esp., p. 10-23, ago./dez. 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Brazilian popular music went from the second half of the 40s to the 50s, by a process of “internationalization”, caused by attracting international musical genres such as bolero, the adoption of issues related to love affairs and the exploration of the most bass areas of tessitura (MACHADO, 2011). According to the author, this time, the voice sexualizes, making the author object of desire and seduction. We intend to show who Belchior, in his third and fourth LPs, titled Coração Selvagem e Todos os sentidos (Wild Heart and all the senses), he seems to also invest in “sex” appeal of his voice and the themes that confirm. To achieve this goal, we articulated, based on discourse analysis of the contribution outlined by Maingueneau, the vocal characteristics of Belchior with the lyrics of their songs. We analyzed them in an integrated manner the singing voice and the lyrics of the song “sexy” (Belchior ; Tuca, by Belchior, 1978), comparing them with the recording that Ney Matogrosso (1978) did the same song. Thus, we come to the following results: 1) the vocal sensuality takes part in vocal investment of Belchior showing the timbre sense that his overly nasal voice can denote different appeals in the culture, as lament and sensuality; 2) the controversial position of songwriter turns into investment the vocal conditions he has. We conclude who Belchior invests only in the vocal resources to express the lyrical content of the songs he sings suiting up to the Aesthetics of “required content” of the position in which he takes part, People of Ceara. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Investimento vocal | pt_BR |
dc.subject | Letra de canção | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Vocal investment | pt_BR |
dc.title | Um canto entre quatro paredes: a sensualidade no investimento vocoverbal de Belchior | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A música popular brasileira passou, a partir da segunda metade da década de 40 até a década de 50, por um processo de “internacionalização”, ocasionado pela captação de gêneros musicais internacionais, como o bolero, pela adoção de temáticas relacionadas às relações amorosas e pela exploração das regiões mais graves da tessitura (MACHADO, 2011). Conforme a autora, nessa época, a voz se sexualiza, tornando o cantor objeto de desejo e sedução. Intentamos mostrar que Belchior, em seu terceiro e quarto LPs, intitulados Coração Selvagem e Todos os sentidos, parece também investir no apelo “sexual” da sua voz e em temáticas que o confirmem. Para a consecução desse objetivo, articulamos, com base no aporte da Análise do Discurso delineada por Maingueneau, as características vocais de Belchior com as letras de suas canções, e analisamos de modo integrado a voz cantada e a letra da canção “Sensual” (Belchior; Tuca, por Belchior, 1978), comparando-as com a gravação que Ney Matogrosso (1978) fez da mesma canção. Desse modo, chegamos aos seguintes resultados: 1) a sensualidade vocal toma parte no investimento vocal de Belchior, mostrando a consciência timbrística de que sua voz excessivamente nasal pode denotar apelos diferentes na cultura, como lamento e sensualidade; 2) a posição polêmica do cantautor transforma em investimento as condições vocais de que dispõe. Concluímos, assim, que Belchior investe apenas nos recursos vocais necessários para expressar o conteúdo das letras das canções que canta adequando-se à estética do “necessário ao conteúdo” do posicionamento no qual toma parte, Pessoal do Ceará. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_art_mdnmendes.pdf | 180,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.