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Type: Artigo de Periódico
Title: Monotongação e ensino: quando a variação linguística chega à escrita
Authors: Santana, José Humberto dos Santos
Oliveira, Islan Bispo de
Reis, Mariléia Silva dos
Keywords: Monotongação na escrita;Variação linguística;Ensino de Língua Portuguesa;Monophthongization in writing
Issue Date: 2015
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: Santana, J. H. S.; Oliveira, I. B.; Reis, M. S. (2015)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho discute o modo como vem se manifestando o processo de monotongação na produção textual escrita de crianças que completam o ciclo da infância, designação atribuída aos três primeiros anos de escolarização voltados à alfabetização, bem como descreve, com base na Sociolinguística Quantitativa (GUY; ZILLES, 2007), o conjunto de fatores linguísticos - classes de palavras, tom da sílaba e contexto fonológico posterior – e extralinguísticos – faixa etária, escolaridade e sexo dos informantes – condicionantes da presença/apagamento dos ditongos decrescentes orais /ay/, /ey/ e /ow/ na escrita dos referidos sujeitos, nos anos finais da primeira etapa do Ensino Fundamental. A monotongação consiste no apagamento da semivogal dos referidos ditongos reduzindo o encontro vocálico à vogal. Esta descrição procura auxiliar o professor na mediação do processo de automonitoramento do aluno, no que diz respeito às diferenças entre a língua oral e a escrita. Adotaram-se, como corpus de análise, cinquenta textos escritos por alunos do terceiro, quarto e quinto anos de uma escola pública urbana do município de Itabaiana – SE. As ocorrências de ditongo e monotongo foram submetidas à ferramenta estatística GoldVarb X (SANKOFF et al, 2005). Os resultados alcançados evidenciam que a presença/apagamento das semivogais dos ditongos em estudo é condicionada pelos fatores extralinguísticos: faixa etária e escolaridade, e pelos fatores linguísticos: contexto fonológico posterior (tipo de consoante) e classes de palavras (não verbo).
Abstract: This paper discusses the mode how is manifesting the process of Monophthongization in textual writing production of children who complete the cycle of childhood, name assigned to the first three years of schooling for literacy. It too describes, based on Quantitative Sociolinguistic (GUY; ZILLES, 2007), the set of linguistic – classes of words, tone of the syllable and context later phonological – and extra linguistic factors – age group, educational level and sex of informants – constraints of presence/erasure of decreasing oral diphthongs /ey/, /ay/ and /ow/ in writing of such subjects in the final years of the first stage of basic education. The Monophthongization consists in glide deletion of these diphthongs, reducing the vowel to-vowel meeting. This description seeks to assist the teacher in mediation student self-monitoring process with regard to differences between oral language and writing. If adopted such as corpus analysis fifty texts written by students from third, fourth and fifth years of an urban public school of the municipality of Itabaiana – SE. The occurrences of diphthong and monophthong were submitted to statistical tool GoldVarb X (SANKOFF et al, 2005). The results achieved show that the presence/ deletion of the glides / y / and / w / of the diphthongs in study is conditioned by extra linguistic factors: age group and education, and linguistic factors: phonological context later (type of consonant) and classes of words (no verb).
Description: SANTANA, José Humberto dos Santos; OLIVEIRA, Islan Bispo de; REIS, Mariléia Silva dos. Monotongação e ensino: quando a variação linguística chega à escrita. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 5, v. 5, n. 2, p. 65-85, jul./dez. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24305
ISSN: 2237-6321 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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