Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Lúcio Flávio Gondim da-
dc.contributor.authorMendes, Maria das Dores Nogueira-
dc.date.accessioned2017-07-26T15:09:25Z-
dc.date.available2017-07-26T15:09:25Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Lúcio Flávio Gondim da; MENDES, Maria das Dores Nogueira. Interdiscursividade e metadiscursividade no videoclipe Applause, de Lady Gaga. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 5, v. 5, n. 1, p. 31-46, jan./jun. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24292-
dc.description.abstractIn this research, we do, from the conceptual framework of the French perspective of Discourse Analysis, an analysis of the Applause music video of the North American singer Lady Gaga. We identified the interdiscursive and metadiscursive relations present in the work and analyzed how they occur in order to give voice to the discourse of the singer. During this work, it was observed that there is, in the clip, a strong presence of metadiscursivity, revealed from the song title to the elements constructed for this purpose. As for Interdiscursivity, it comes in large numbers and interconnect the music and literary discourse to which the clip belongs to the discourses of great esthetic tendencies and art movements, as well as other artistic languages such as cinema, fashion and theater.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetadiscursividade-
dc.subjectDiscurso literomusical-
dc.subjectMúsica internacional-
dc.subjectLady Gaga, 1986- Aplause (Videoclipe - 2013)pt_BR
dc.subjectInterdiscursividadept_BR
dc.titleInterdiscursividade e metadiscursividade no videoclipe Applause, de Lady Gagapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta pesquisa, fazemos, com base no arcabouço conceitual da Análise do Discurso, na perspectiva de Maingueneuau (2005), uma análise do clipe Applause (2013), da cantora norte-americana Lady Gaga. Identificamos as relações interdiscursivas e metadiscursivas presentes na obra e analisamos de que modo elas ocorrem. No decorrer do trabalho, foi possível observar que há, no clipe, uma forte presença da metadiscursividade, revelada desde o título da canção até os elementos construídos voltados a este fim. Quanto à interdiscursividade, ela surge em grande número e interliga o discurso literomusical ao qual o clipe pertence aos discursos de grandes correntes estéticas e movimentos de arte, bem como de outras linguagens artísticas, como o cinema, a moda e o teatro.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_lfgsilvamdnogueira.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.