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dc.contributor.authorMuniz, Liebert de Abreu-
dc.date.accessioned2017-07-20T15:59:14Z-
dc.date.available2017-07-20T15:59:14Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMuniz, L. A. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24113-
dc.descriptionMUNIZ, Liebert de Abreu. Temas do infectum e perfectum: uma leitura do verbo português pelo modelo latino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. esp., p. 152-163, jan./jul. 2013.pt_BR
dc.description.abstractThe study of portuguese verbal conjugation, and other languages, nearly always is associated exclusively to exhaustive exercise of memorization, fortuitous and fickle. This paper proposes to show that the study of the verbs in Portuguese can be applied more logically and systematically. For this, the lexicographic model and the Latin verb-stems infectum and perfectum can serve as paradigm. The irregularity of the verbs in Portuguese, as in Latin, belongs to stems par excellence; the vocalic or consonantal exchanges are result of phonetic accidents, and seem to follow several patterns. To associate the process of formation of the verbs in Latin can be enough facilitator for teaching of the Portuguese at all levels.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConjugaçãopt_BR
dc.subjectTempos primitivospt_BR
dc.subjectLatimpt_BR
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.titleTemas do infectum e perfectum: uma leitura do verbo português pelo modelo latinopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudar a conjugação verbal do português, e de outras línguas, quase sempre está associado exclusivamente ao exercício exaustivo de memorização, aleatório e caprichoso. A proposta deste artigo é mostrar que o estudo dos verbos em português pode ser aplicado de forma mais lógica e sistemática. Para isso, o modelo lexicográfico e os temas verbais de infectum e perfectum do latim podem servir como paradigma. A irregularidade dos verbos em português, como em latim, pertence, por excelência, aos radicais; as mudanças vocálicas ou consonantais são resultado de acidentes fonéticos e parecem seguir certos parâmetros. Associar o processo de formação dos verbos em latim pode ser bastante facilitador para o ensino do português em todos os níveis.pt_BR
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