Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23853
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Góes, Fernanda dos Santos Nogueira de | - |
dc.contributor.author | Aredes, Natália Del' Angelo | - |
dc.contributor.author | Hara, Cristina Yuri Nakata | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Luciana Mara Monti | - |
dc.contributor.author | Campbell, Suzanne Hetzel | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-06T12:35:50Z | - |
dc.date.available | 2017-07-06T12:35:50Z | - |
dc.date.issued | 2017-05 | - |
dc.identifier.citation | GÓES, F. S. N. de et al. Simulation with standardized patients : nursing student’s communication skills in health. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n. 3, p. 383-9, may./jun. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1517-3852 | - |
dc.identifier.issn | 2175-6783 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23853 | - |
dc.description.abstract | Objective: to identify and measure nursing student’s communication skills in health using simulation with standardized patients. Methods: descriptive, cross-sectional study carried out with 16 students of the last year of the nursing undergraduate course. The simulation focused on requesting authorization from the patient/ family to perform venipuncture. During the simulation, all the students were evaluated through the Health Communication Assessment Tool. Results: of the 22 items of the tool, 18 reached agreement higher than 50.0%. Of the 16 participants, 14 (87.5%) were assessed as being able to communicate in more than 50.0% of the statements. Conclusion: students’ communication was satisfactory; there are gaps related to the emotional aspects of the patient and the family, manifesting the need to reinforce communication in the nursing curriculum. | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.publisher | Rev Rene | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Simulação de Paciente | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Simulation with standardized patients : nursing student’s communication skills in health | pt_BR |
dc.title.alternative | Simulação com pacientes padronizados : habilidades de comunicação em saúde do estudante de enfermagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: identificar e medir as habilidades de comunicação em saúde do estudante de enfermagem usando simulação com paciente padronizado. Métodos: descritivo, transversal, realizado junto a 16 estudantes do último ano da graduação em enfermagem. A simulação centrou-se na solicitação de autorização do paciente/família para realizar punção venosa. Durante a simulação, todos os alunos foram avaliados por meio da Ferramenta de Avaliação da Comunicação em Saúde. Resultados: dentre os 22 itens da ferramenta, 18 atingiram concordância superior a 50,0%. Dos 16 participantes, 14 (87,5%) foram avaliados como capazes de se comunicar em mais de 50,0% das afirmações. Conclusão: a comunicação do estudante foi satisfatória; há lacunas relacionadas aos aspectos emocionais do paciente e família, manifestando necessidade de reforçar a comunicação no currículo de enfermagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_fsngoes.pdf | 216,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.