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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23769
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Demétrio, Alana Kercia Barros | - |
dc.contributor.author | Costa, Maria Helenice Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-03T16:57:05Z | - |
dc.date.available | 2017-07-03T16:57:05Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Demétrio, A. K. B.; Costa, M. H. A. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23769 | - |
dc.description | DEMÉTRIO, Alana Kercia Barros; COSTA, Maria Helenice Araújo. Oralidade e escrita: o hibridismo no Twitter. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 1, p. 98-108, jan./jul. 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | The relationship between orality and literacy is no longer seenas a reductionist opposition that ignores the many aspects involved in the way textual genres are structured. In this article, we aim to discuss how the discursive strategies adopted in the meaning negotiation which is established between interlocutors on Twitter make this written genre similar toprototypical oral genres, such as face-to-faceconversation. Based on the theoretical contributions of Gee (2006), Marcuschi (2002, 2006); Marcuschi and Dionysus (2007), Violi (2009), among other authors, we came to the conclusion that Twitter, just like other genres that have been rising from practicessetby technological advances in the past decades, accommodates such hybrid forms of communication that it challenges the dichotomy regarding the modalities of language. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Gêneros híbridos | pt_BR |
dc.subject | Oralidade e escrita | pt_BR |
dc.subject | Hybrid genres | pt_BR |
dc.title | Oralidade e escrita: o hibridismo no Twitter | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A relação entre oralidade e escrita vem deixando de ser pensada em termos de uma contraposição reducionista que desconsidera os múltiplos aspectos envolvidos na estruturação dos gêneros textuais.Neste artigo, pretendemos discutir como as estratégias discursivas adotadas na negociação de sentidos estabelecida entre os interlocutores no Twitter aproximam esse gênero escrito de gêneros prototípicos orais, como a conversação face a face. Apoiando-nos nas contribuições teóricas de Gee (2006), Marcuschi (2002; 2006); Marcuschi e Dionísio (2007), Violi (2009), dentre outros autores, concluímos que, assim como outros gêneros emergentes das novas práticas sociais consolidadas a partir dos avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, o Twitter acomoda formas de comunicação híbridas que desafiam a visão dicotômica a respeito das modalidades da língua. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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