Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Iael de-
dc.contributor.authorAzevedo, Ryan Ribeiro de-
dc.date.accessioned2017-06-27T10:26:10Z-
dc.date.available2017-06-27T10:26:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSouza, I.; Azevedo, R. R. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23650-
dc.descriptionSOUZA, Iael de; AZEVEDO, Ryan Ribeiro de. Estudo, estudar, ser estudante no ensino superior: condições gerais imanentes e contexto socioeconômico cultural das classes populares. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 16, p. 112-136, 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is the result of a study consisting of lower-class undergraduates enrolled in college, on a Picos campus, from an Piauí’s Federal University, in the Bachelor’s programs of History, Pedagogy and Mathematics, established by REUNE, confirming such students don’t know the meaning of what the study, studying and being a student is. A (re)contextualized and (re)significative reflection is performed on a(n) ontological/teleological perspective – theoretical contribution of this paper – in order to enhance subjective creation toward an objective attitudinal modification, by pointing out and suggesting a curricular restructure and the guideline of a reappropriate and recontextualized method of study on account of the conditions and circumstances regarding the social class that these undergraduates belong to and according to the immanent needs of the activities related to study, studying and being a student.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudopt_BR
dc.subjectSer estudantept_BR
dc.subjectTrabalhador estudantept_BR
dc.titleEstudo, estudar, ser estudante no ensino superior: condições gerais imanentes e contexto socioeconômico cultural das classes popularespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo é resultado de um estudo com alunos das classes populares egressos ao ensino público superior, do campus de Picos, da Universidade Federal do Piauí, dos cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Matemática, criados através do REUNE, que comprova que esses estudantes não sabem o significado do que é o estudo, o estudar e o ser estudante. Uma reflexão (re)contextualizada e (re)significativa é realizada de uma perspectiva ontológica/teleológica – contribuição teórica desse trabalho – a fim de potencializar a criação subjetiva para uma mudança atitudinal objetiva, apontando e sugerindo uma reestruturação curricular e a diretriz de um método de estudo reapropriado e recontextualizado mediante as condições e circunstâncias da classe social a que os estudantes pertencem e segundo as necessidades imanentes as atividades do estudo, estudar e ser estudante.pt_BR
dc.title.enStudy, studying, being a student in college – immanent general conditions and cultural socioeconomic contex of the lower classpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_isouzarrazevedo.pdf370,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.