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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mercantilização e financiamento do ensino superior no Brasil/Ceará: desvelando contradições econômicas e sociais
Título em inglês: Merchantability and higher education funding in Brazil/ Ceará: unveiling contradictions economic and social
Autor(es): Maciel, Paulo Henrique Freitas
Franco, Roberto Kennedy Gomes
Bezerra, Tânia Serra Azul Machado
Palavras-chave: Ensino superior;Mercantilização;Financiamento
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: MACIEL, Paulo Henrique Freitas; FRANCO, Roberto Kennedy Gomes; BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. Mercantilização e financiamento do ensino superior no Brasil/Ceará: desvelando contradições econômicas e sociais. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 15, p. 147-162, 2016.
Resumo: Este texto apresenta análise sobre a mercantilização e o financiamento do ensino superior, como vem ocorrendo no Brasil e, em particular no estado do Ceará, enfatizamos suas contradições fenomênicas e pontuamos aspectos da histórica dualidade educacional brasileira. A tessitura da investigação insere-se nos (des)caminhos do financiamento do ensino superior entre o público e o privado, vislumbrando programas como o FIES e o PROUNI. Metodologicamente pautados no materialismo histórico e dialético, confrontamos a oferta e financiamento do ensino superior privado no Brasil/Ceará com a expansão e sua relação com o mercado. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental com delimitação temporal dos dados publicados nos anos de 2013 a 2016, fornecidos pelo IBGE e os resultados das avaliações externas da educação superior no Brasil e no Ceará, realizados pelo MEC, em parceria com o INEP (Sinaes, Enade).
Abstract: This paper presents analysis of the commercialization and financing of higher education, as has been happening in Brazil and in particular in the state of Ceará, we emphasize its phenomenal contradictions and we pointed out historical aspects of Brazilian educational duality. The tessitura of research is part of the (in) financing of higher education paths between the public and the private, seeing programs such as FIES and PROUNI. Methodologically guided by the historical and dialectical materialism, we confront the supply and financing of private higher education in Brazil / Ceará with the expansion and its relationship with the market. We developed a bibliographical and documentary research with temporal delimitation of the data published in the years 2013 to 2016, provided by IBGE and the results of external evaluations of higher education in Brazil and Ceará, made by MEC in partnership with the INEP (Sinaes, Enade ).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23625
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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