Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23615
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Raquel Leite Saboia da | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-26T13:50:01Z | - |
dc.date.available | 2017-06-26T13:50:01Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Costa, R. L. S. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23615 | - |
dc.description | COSTA, Raquel Leite Saboia da. A organização retórica do gênero artigo experimental em comunidades disciplinares distintas. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 2, p. 126-146, ago./dez. 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | With this research, we investigated in scientific articles in the areas of Linguistics, Geography and Medicine how rhetorical units (SWALES, 1990) of the texts were organized by experienced members of these communities. As a main aim, we examined if different disciplinary communities (HYLAND, 2000) influenced the construction of academic genres from the assumption that different disciplinary fields construct genres differently. For the analysis of these articles, we used the model of rhetorical organization proposed by Bernardino (2007), which is based on the CARS model (Create a Research Space) proposed by Swales (1990) in his Genre Analysis, to describe the organization and distribution of units. We also used, as theoretical reference, studies concerning discursive communities (SWALES, 1990, 1992, 1998, 2004), the concept of disciplinary community (HYLAND, 2000), and the theoretical premises about experimental article (MOTTA-ROTH, 2001; BERNARDINO, 2007). The analyzed corpus is composed by six experimental articles (BERNARDINO, 2007), wherein two articles of each area are found, selected from a random search in Brazilian journals of A and B Qualis. We aimed to identify lexical traces and physically located marks for the recognition of rhetorical units. The results revealed the influence of areas in the distribution of the information in the texts, since each academic community seems to have particular conventions, norms, nomenclatures and methodologies for the composition of their texts. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artigo experimental | pt_BR |
dc.subject | Organização retórica | pt_BR |
dc.subject | Áreas disciplinares | pt_BR |
dc.subject | Experimental article | pt_BR |
dc.title | A organização retórica do gênero artigo experimental em comunidades disciplinares distintas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Com esta pesquisa, investigamos, em artigos científicos das áreas de Linguística, Geografia e Medicina, de que modo as unidades retóricas (SWALES, 1990) dos textos foram organizadas por membros experientes destas comunidades. Como objetivo central, pesquisamos se diferentes comunidades disciplinares (HYLAND, 2000) influenciam na construção dos gêneros acadêmicos partindo da hipótese de que campos disciplinares distintos constroem diferentemente os gêneros que utilizam. Para a análise dos artigos, utilizamos o modelo de organização retórica de Bernardino (2007), elaborado com base no modelo CARS (Create a Research Space) proposto por Swales (1990) em sua Análise de Gêneros Textuais, para descrever a organização e a distribuição das unidades. Utilizamos também, como referencial teórico, os estudos de Swales (1990, 1992, 1998, 2004) a respeito de comunidades discursivas e do modelo CARS, o conceito sobre comunidade disciplinar de Hyland (2000) e os pressupostos teóricos de Motta-Roth (2001) e de Bernardino (2007) sobre o gênero artigo experimental (BERNARDINO, 2007). O corpus analisado é formado por seis exemplares do gênero artigo experimental, sendo dois de cada área, selecionados a partir de um levantamento aleatório em periódicos Qualis A e B. Para o reconhecimento das unidades retóricas, buscamos identificar pistas lexicais e pistas fisicamente localizadas no texto, como a marcação dos parágrafos. Os resultados apontaram para a influência das áreas disciplinares na distribuição das informações nos textos, uma vez que cada comunidade acadêmico-científica parece possuir convenções, normas, nomenclaturas e metodologias particulares para a composição de seus textos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_rlscosta.pdf | 413,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.