Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Eduarda Barbosa-
dc.contributor.authorPontes, Antônio Luciano-
dc.date.accessioned2017-06-23T14:19:39Z-
dc.date.available2017-06-23T14:19:39Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationDuarte, E. B.; Pontes, A. L. (2011)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23538-
dc.descriptionDUARTE, Eduarda Barbosa; PONTES, Antônio Luciano. O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete. Revista Entrepalavras, ano 1, v. 1, n. 1, p. 48-57, ago./dez. 2011.pt_BR
dc.description.abstractDictionaries are characterized, among other things, by its essentially didactic character (PONTES, 2009). These books give support to find new words and their meanings, their spellings, their accents, their contexts of use, and its synonyms and its antonyms, for example. As the field of a lexicon is the basic criteria for learning a language, these books become indispensable tools in any classroom language, whether native or foreign. From this perspective, knowledge of the structures that make up the dictionary can help to improve the usage of the lexicographical works, giving the chance to the asker to do a word search, or any other information they would need, more efficiently and quickly. The structural levels in the dictionary are: megastructure, macrostructure, microstructure and medioestrutura (PONTES, 2009). This paper aims to define, to classify and to exemplify one of the four structural levels of the dictionaries: the medioestrutura, which is responsible for the dialogue between the dictionary and other structures between the parties that make up the microstructure. Our paper is based on Pedagogical Lexicography and Metalexicography theoretical as Damim (2005), Heinrich (2007), Pontes (2009) and Welker (2004). The dictionary that will be analyzed is: Caldas Aulete: Mini Dictionary of Contemporary Portuguese (AULETE, 2004). This research was developed under the guidance of Professor. Dr. Antonio Luciano Pontes from Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLa), Universidade Estadual do Ceará (UECE) as part of the Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDicionário escolarpt_BR
dc.subjectMetalexicografiapt_BR
dc.subjectMedioestruturapt_BR
dc.subjectSchool dictionarypt_BR
dc.titleO componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Auletept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs dicionários são caracterizados, dentre outros aspectos, por seu caráter essencialmente didático (PONTES, 2009). Essas obras auxiliam na descoberta de novas palavras e de seus significados, grafias, pronúncias, contextos de uso, além de sinônimos e de antônimos, por exemplo. Sendo o domínio do léxico um dos critérios básicos para o aprendizado de uma língua, essas obras tornam-se ferramentas indispensáveis em qualquer sala de aula de língua, seja ela materna ou estrangeira. Partindo desse pressuposto, o conhecimento das estruturas que formam o dicionário, pode ajudar na melhor utilização dessas obras lexicográficas, fazendo com que o consulente possa fazer uma busca de palavras, ou qualquer outra informação da qual precise, de forma mais eficiente e rápida. Os níveis estruturais presentes no dicionário são: a megaestrutura, a macroestrutura, a medioestrutura e a microestrutura (PONTES, 2009). Nosso objetivo, com este trabalho, é apresentar, exemplificar e classificar um dos quatro níveis estruturais das obras lexicográficas, a saber, a medioestrutura, responsável pelo diálogo entre as outras estruturas do dicionário e entre as partes que integram a microestrutura. Nosso trabalho fundamenta-se em teóricos da Metalexicografia e da Lexicografia Pedagógica, como Damim (2005), Heinrich (2007), Pontes (2009) e Welker (2004). O dicionário analisado será: Caldas Aulete: Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa (AULETE, 2004). Esta pesquisa foi desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no âmbito do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS).pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_ebduartealpontes.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.